Interior de São Paulo pode abrigar o maior prédio do mundo com 1 km de altura

Siga @radiopiranhas

O interior paulista pode ser a casa do maior arranha-céu do mundo ainda nesta década. O projeto, que está em fase de estudos, prevê um edifício com 1.000 metros de altura e 170 andares, colocando Sorocaba no mapa da engenharia mundial. Embora o local exato e a data de início das obras ainda não tenham sido divulgados, a cidade desponta como favorita para receber o empreendimento.

Caso concretizado, o edifício superará o atual maior prédio do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, que tem 828 metros de altura. Além disso, ultrapassaria outro megaprojeto brasileiro, o Senna Tower, em Balneário Camboriú (SC), que, com seus 500 metros de altura, será o maior prédio residencial do país.

Impacto do projeto no Brasil

A construção do edifício em Sorocaba deve levar pelo menos quatro anos para ser concluída e gerar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos. No entanto, o projeto ainda precisa passar por avaliações técnicas, estudos urbanísticos e aprovação do Plano Diretor da cidade para garantir sua viabilidade.

A isenção de outorgas e taxas pode ser um dos atrativos para investidores no setor imobiliário, que busca elevar a relevância do Brasil no cenário global.

Disputa pelo título de maior prédio do mundo

Enquanto Sorocaba se prepara para sediar o futuro arranha-céu, outros projetos de grande porte estão em andamento no exterior. A Torre de Gidá (Jeddah Tower), na Arábia Saudita, já tem mais de 40% de sua estrutura concluída e deve alcançar a mesma altura de 1 km, ameaçando o recorde mundial.

Atualmente, os dez edifícios mais altos do mundo são:

  1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes) – 828m
  2. Merdeka 118 (Kuala Lumpur, Malásia) – 679m
  3. Shanghai Tower (Xangai, China) – 632m
  4. Makkah Clock Tower (Meca, Arábia Saudita) – 601m
  5. Ping An Finance Center (Shenzhen, China) – 599m
  6. Lotte World Tower (Seul, Coreia do Sul) – 555m
  7. One World Trade Center (Nova York, EUA) – 541m
  8. Guangzhou CTF Finance Centre (Guangzhou, China) – 530m
  9. Tianjin CTF Finance Centre (Tianjin, China) – 530m
  10. Citic Tower (Pequim, China) – 527m

Se o projeto for adiante, Sorocaba pode se tornar referência na construção civil global, desbancando grandes potências da engenharia.

Palavras-chave para SEO:

maior prédio do mundo, arranha-céu Sorocaba, novo arranha-céu Brasil, edifício 1 km altura, Burj Khalifa concorrente, Sorocaba verticalização, construção megaprojetos, edifícios mais altos do mundo, recorde de altura prédios

source
Fonte : Conexão Politica

Adicionar aos favoritos o Link permanente.