Petróleo cai até 3,5% na primeira semana do governo Trump

Os preços do petróleo fecharam a sexta-feira com ligeira alta, mas amargaram perdas de mais de 3% na primeira semana do novo governo Trump nos EUA. A queda semanal reflete políticas favoráveis para o aumento de produção de petróleo e ao gás, incluindo licenças mais fáceis para aumentar a produção dos EUA, além de ameaças tarifárias contra os principais parceiros comerciais, incluindo os fornecedores de petróleo Canadá e México.

No fechamento, o petróleo Brent – referência mundial – para março subiu 0,26% a US$ 78,50. Mas o Brent caiu 2,82% na semana. Já o petróleo WTI – referência americana – também para março fechou com ligeira alta de 0,05% a US$ 74,66 por barril, recuando 3,50% na semana.

“Dizer uma coisa e perfurar poços multimilionários em territórios inexplorados e não desenvolvidos é outra, pelo menos no curto prazo”, diz Dennis Kissler, do BOK Financial, em uma nota. Mas uma futura reunião com o presidente russo Putin “poderia muito bem trazer mais oferta de petróleo de volta ao mercado mundial de forma rápida”, acrescenta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.