Projeto Praia Acessível realizou mais de 50 atendimentos em menos de um mês na Praia Central

Um banho de mar de verdade. Esta é a proposta do projeto  Praia Acessível, que Balneário Camboriú oferece nas temporadas de verão, para moradores e turistas, em parceria com a Secretaria da Inclusão Social e a Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI). 

O programa tem quatro meses de duração e desde que iniciou, no dia 20 de dezembro, na Praia Central, já realizou mais de 50 atendimentos.

Coordenadora Fabiana, Bernardo (Projeto Golfinho), paratleta Ezequiel e guarda vidas Max (Divulgação/PMBC)

A coordenadora do projeto Praia Acessível, Fabiana Jeziorski, disse que a exemplo de anos anteriores, a demanda sempre é muito positiva e tem situações de pura emoção.

“Como sempre tem momentos bem emocionantes de pessoas que nunca entraram no mar ou que desde que se tornaram PCD não haviam mais entrado, então são pessoas que estão há 10, 20 anos sem tomar um simples banho de mar, porque não tem a oportunidade que Balneário Camboriú proporciona”, disse Fabiana.

Ela descreve o trabalho como satisfatório, porque divide a emoção com a pessoa e seus familiares.

A monitora Ileíte, Ana Paula, mãe das meninas Carolina e Mariana, Bernardo (projeto Golfinho) e a coordenadora Fabiana (Foto: Divulgação/PMBC)

“Sentimos a emoção das pessoas e seus familiares, muitas vezes choramos junto e para nossa felicidade são lágrimas de emoção e alegria! Fazemos muitas amizades, pois recebemos moradores e turistas de todos os lugares, tanto brasileiros quanto estrangeiros, e todos se admiram pela estrutura e atendimento que recebem”, afirmou Fabiana.

Meia hora no mar

“O banho de mar tem a duração de 30min e após a entrada, a pessoa é retirada da cadeira com toda segurança pois estará equipada com colete salva vidas, LifeBelt e toda atenção e experiência de nossa equipe, isso faz com que a pessoa sinta a liberdade de um banho de mar de verdade, não ficando somente na cadeira. Passado o tempo de banho ela é recolocada na cadeira e levada até o chuveiro para o banho de água doce. Caso a pessoa não queira entrar no mar, oferecemos um passeio pela orla, tudo para que sinta as sensações que o mar pode oferecer”, contou Fabiana.

Coordenadora Fabiana, monitora Eliete, d. Ana, Seu João, amigo Guilherme, monitor Alisson e guarda vidas Matias (Foto Divulgação/PMBC)

Mudanças

Nesta temporada aconteceram algumas mudanças solicitadas já em anos anteriores. Fabiana destacou o que mudou.

“Houve uma pequena mudança na localização e o novo endereço fica entre as ruas 3700 e 3600. Também mudamos  o horário, pensando em um melhor aproveitamento do dia, o horário do intervalo foi diminuído. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 até o dia 20 de março. Do dia 21 de março até 20 de abril, será das 9h às 17h00. Há um espaço exclusivo com chuveiro para pessoas com deficiência e seus familiares, ao lado do container para guardar os materiais. Também há bancos de espera e duas cadeiras anfíbias que são fundamentais para que os dois monitores, a coordenadora e o guarda vidas levem a pessoa pela esteira que vai até o mar”, comentou a coordenadora.

Fabiana aproveitou para fazer um convite.

“Venham conhecer o Praia Acessível e tomar um banho de mar seguro e divertido com a gente”.

Foto: Fabiana Jeziorski
Adicionar aos favoritos o Link permanente.