Um ano após ataque em creche de Blumenau: luto, lembranças e busca por medidas de segurança

Um ano se passou desde o dia 5 de abril de 2023, quando um ataque à creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, deixou quatro crianças mortas e outras cinco feridas. A tragédia, que chocou o país, ainda está presente na memória da comunidade e das famílias das vítimas.

Para Jennifer Pabst, mãe de Bernardo Pabst da Cunha, uma das crianças mortas no ataque, o dia 5 de abril é uma data marcada pela dor e saudade. “É muito difícil, mesmo, a gente depois de perder um filho, correr atrás de um tipo de mudança. Mas, é o que nos mantém sobrevivendo. É o que nos motiva para buscar soluções para que isso não aconteça mais”, conta ela.

Ouça o áudio da mãe do Bernardo

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A tragédia reacendeu o debate sobre a segurança escolar no Brasil. Autoridades se mobilizaram para discutir medidas que possam evitar novos casos como este. Em Blumenau, a Secretaria de Educação Municipal implementou diversas ações nas escolas e creches da cidade.

“Imediatamente disponibilizamos seguranças armados, para todas as nossas 131 unidades. Estamos melhorando, ainda o cercamento e instalando câmeras de monitoramento, além de botões de alerta. Fizemos um treinamento, em parceria com a Polícia Militar, para capacitar os nossos quase cinco mil servidores da educação”, disse Alexandre Matias, secretário de educação de Blumenau.

Ouça o áudio do secretário de educação:

Entre as medidas tomadas estão:

  • Instalação de câmeras de segurança: Todas as unidades escolares da rede municipal receberam câmeras de monitoramento interno e externo.
  • Contratação de vigilantes: O número de vigilantes nas escolas foi ampliado, e a equipe passou por treinamento especializado em segurança escolar.
  • Realização de simulados: Simulados de emergência são realizados periodicamente para preparar alunos, professores e funcionários para situações de risco.
  • Palestras: sobre segurança escolar são realizados para toda a comunidade escolar.
Foto: Eduardo Valente/Divulgação

O debate sobre a segurança escolar no Brasil ainda está em curso. É preciso que todos os setores da sociedade se mobilizem para garantir que as crianças estejam seguras nas escolas.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Caminhão fica preso no túnel da Ponta Aguda na manhã desta sexta-feira

Blumenau registra a sétima morte por dengue em 2024

Bandidos são flagrados por câmera de segurança em fuga após assalto ao padre João Bachmann

O post Um ano após ataque em creche de Blumenau: luto, lembranças e busca por medidas de segurança apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.