VÍDEO: Médico catarinense ajuda a salvar homem após parada cardíaca em faixa de pedestre

O médico catarinense Eduardo Surkamp foi um dos responsáveis por salvar a vida de Eliovaldo Pinheiro, de 60 anos, que sofreu uma parada cardíaca enquanto atravessava uma faixa de pedestre em Curitiba, Paraná. O incidente ocorreu na última sexta-feira (27), quando Eliovaldo saiu de casa para cortar o cabelo.

Médico ajuda a salvar homem após parada cardíaca em faixa de pedestre

Médico catarinense ajuda a salvar homem após parada cardíaca em faixa de pedestre – Foto: Divulgação/ND

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que Eliovaldo começa a atravessar a faixa de pedestres, dá alguns passos e desmaia. Ele foi rapidamente carregado por outros pedestres até a calçada, onde recebeu os primeiros socorros.

Câmera flagra momento em que homem recebe ajuda na faixa de pedestres


Homem tem parada cardíaca ao atravessar faixa de pedestre em Curitiba – Vídeo: NDTV Record/Divulgação/ND

Logo após, um carro estacionou próximo ao local e Eduardo Surkamp, médico natural de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, que atua em Curitiba, saiu para ajudar. “Estava a três quadras da Santa Casa de Curitiba quando percebi uma comoção. Notei que alguém estava realizando massagem cardíaca e, naquele momento, agi no automático, por instinto. Verifiquei que ele estava sem pulso e continuei a massagem, cuidando também da via aérea”, relatou Surkamp em entrevista à NDTV Record.

Eliovaldo sofreu três paradas cardíacas até a chegada da ambulância, mas sobreviveu graças à rápida ação de quem estava no local. Ele foi internado na UTI, mas já está fora de risco de morte.

“Quando recebi a ligação informando que ele estava vivo, senti um alívio enorme. Todos que estavam ali tinham o mesmo objetivo. Foi uma abordagem multidisciplinar, um trabalho conjunto entre as pessoas no local e a equipe do hospital, da UTI. Isso salvou a vida dele”, destacou o médico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.