Alimentos fontes de potássio que derrubam a pressão alta; ‘Fortalece o coração’

A alimentação pode influenciar bastante a sua saúde, especialmente quando se trata da saúde do coração. Você sabia que consumir uma boa quantidade de potássio pode prevenir diversas doenças cardiovasculares? Descubra como!

Mulher comendo um alimento rico em potássio

Saiba quais são os melhores alimentos para proteger o coração – Foto: Freepik/ND

Em vídeo, o cardiologista Roberto Yano falou sobre a importância de controlar a pressão arterial, especialmente para pessoas com hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos. Para isso, ele recomenda a ingestão de potássio, um grande aliado do coração.

Suco de abacaxi em um copo de vidro

Os alimentos fontes de potássio também têm um ótimo efeito no cérebro – Foto: Freepik/ND

De acordo com o especialista, o potássio ajuda a regular o sódio no corpo, o que contribui para a redução da pressão arterial. “Quando você consome potássio na quantidade certa, você ajuda os rins a eliminarem, com mais facilidade, o excesso do sódio. E assim ele ajuda então no controle da pressão”, diz Yano.

Alimentos ricos em potássio para reduzir a pressão arterial:

  1. Banana: além de ser fonte de potássio, é rica em fibras, vitamina B6 e  antioxidantes. Ajuda a regular a pressão arterial, prevenir câimbras e fornece energia rápida.
  2. Batata doce: possui vitamina A, fibras e carboidratos complexos. è muito boa para a saúde cardiovascular e manutenção da energia.
  3. Espinafre: fonte de magnésio e ferro. Ajuda a baixar a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.
  4. Abacate: possui gorduras boas e antioxidantes. Ajuda a controlar o colesterol e protege o coração.
  5. Laranja: fonte de vitamina C e antioxidantes. Ajuda no controle da pressão e no fortalecimento do sistema imunológico.
  6. Melancia: contém 90% de água e licopeno, um antioxidante. Ajuda na hidratação e controle da pressão arterial.
  7. Feijão preto: rico em potássio, fibras, proteínas e ferro. Auxilia na redução da pressão arterial e prevenção da anemia.
  8. Tomate: contém licopeno e vitamina C. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a controlar os níveis de sódio e potássio no corpo.
Feijão em pote ao lado de arroz

As opções são variadas, o que pode contribuir para um cardápio mais diversificado – Foto: Freepik/ND

O ideal é variar o cardápio, consumindo diferentes frutas, legumes e grãos, e procurar manter escolhas alimentares saudáveis e consistentes, pois, segundo o especialista, essas ações podem melhorar a saúde cardiovascular, a digestão e até a saúde cerebral.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Confira o vídeo completo do especialista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.