Univates solicita suspensão das aulas do Castelinho após briga em sala de aula

 

A Universidade do Vale do Taquari – Univates emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira, 1º de abril, esclarecendo que os vídeos que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens, registrando uma briga nas dependências da Universidades cedidas ao Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, conhecido como Castelinho, não envolvem alunos da universidade.

A Univates acolheu a comunidade escolar do Castelinho após as cheias que comprometeram a estrutura da escola no Centro de Lajeado, tendo em vista sua natureza comunitária. No entanto, diante do incidente de violência, a universidade está tomando medidas para garantir a segurança de todos os envolvidos. Entre as ações, está a solicitação de suspensão das aulas do Castelinho até que a segurança da comunidade escolar e acadêmica seja assegurada.

Além disso, a Univates reforça o compromisso com a aplicação das medidas disciplinares e legais contra os envolvidos na briga e o reforço das campanhas educativas contra a violência nas escolas. A vigilância do campus será mantida, com atenção especial às áreas ocupadas pelo colégio estadual.

O incidente levou a direção da escola a contatar a polícia comunitária, que ressaltou a importância de os pais abordarem o tema em casa e trabalharem na resolução de conflitos com base no diálogo. Em situações de conflito, a recomendação é acionar imediatamente a Brigada Militar para o pronto atendimento e encaminhamento dos envolvidos ao plantão policial.

O Núcleo de Polícia Comunitária da Polícia Civil se coloca à disposição para reforçar as ações e conversas com as turmas envolvidas, por meio do Programa Papo de Responsa, realizando um trabalho de prevenção e orientação. O fato pode tomar outra proporção, cabendo registro de ocorrência e aplicação das sanções pedagógicas cabíveis, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O que diz a nota, na íntegra

Nota de esclarecimento:

A Universidade do Vale do Taquari – Univates, respeitosamente, vem a público esclarecer que os vídeos que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens e registram uma briga nas dependências cedidas ao Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, conhecido como Castelinho, nesta segunda-feira, 1º de abril, não envolvem alunos da Universidade.

Vale lembrar que a Univates, tendo em vista a sua natureza comunitária, atendeu ao pedido do Estado para acolher a comunidade escolar do Castelinho após as cheias que comprometeram temporariamente a estrutura da escola, localizada no Centro de Lajeado.

A Univates, contudo, não tolera violência. Por isso está tomando todas as medidas ao seu alcance, tais como, sem prejuízo de outras, solicitando a suspensão das aulas do Castelinho até que seja garantida a segurança da comunidade escolar e acadêmica, a aplicação das medidas disciplinares e legais contra os envolvidos e o reforço das campanhas educativas contra a violência nas escolas.

Relativamente aos seus espaços, a Univates mantém a vigilância do campus, com reforço  em torno das áreas ocupadas pelo colégio estadual.


The post Univates solicita suspensão das aulas do Castelinho após briga em sala de aula appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.