Casos de dengue aumentam e Navegantes decreta situação de emergência

A cidade de Navegantes, no Litoral Norte Catarinense, decretou nesta quinta-feira (22), situação de emergência devido ao número crescente dos casos de dengue no município. Até o momento foram 549 notificações, sendo: 292 casos descartados, 151 casos prováveis e 106 casos confirmados.

O Decreto nº 46 de 2024 autoriza  a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia, em especial, a aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

As ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência, devido à dengue, serão articulados pela Secretaria Municipal de Saúde que irá instituir diretrizes gerais para a execução das medidas para o enfrentamento da emergência, a fim de atender as providências adotadas no decreto publicado nesta quinta-feira.

É possível denunciar locais de foco do mosquito transmissor da dengue por meio do e-mail [email protected], pelo telefone (47) 3342-9559 ou pela aba Ouvidoria, no site da Prefeitura.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Governo de Santa Catarina também decreta emergência

O Governo de Santa Catarina decretou situação de emergência devido à epidemia de dengue no estado. O decreto foi assinado, nesta quinta-feira (22), em Joinville, pela governadora em exercício Marilisa Boehm e pela secretária de saúde Carmen Zanotto.

Desde o início do ano quase 17,6 mil casos prováveis da doença foram confirmadas, além da alta de 650% na comparação com o mesmo período de 2023. Até o momento nove mortes já foram confirmadas. Ao menos dez municípios decretaram situação de emergência, incluindo Joinville.

“O aumento de casos em relação ao ano anterior e o elevado número de municípios infestados pelo Aedes aegypti, a ocorrência de óbitos pela doença fazem com que seja necessário esse momento de mobilização. A importância de um decreto de emergência é facilitar as ações do governo do Estado em apoio aos municípios, para que a gente consiga ter um melhor controle do mosquito e também um atendimento adequado e rápido dos casos que a gente sabe que é a hidratação adequada desde o primeiro momento do diagnóstico, diminui a evolução para casos graves e mortes”, enfatiza Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Vacinação em Santa Catarina

As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram em Santa Catarina na noite desta quarta-feira (21), devendo nas próximas horas chegarem mais 14.100 doses, totalizando 29.100 na primeira etapa.

Neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte. A distribuição das vacinas aos municípios contemplados já nesta quinta-feira (22).

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Prefeitura de Blumenau passa a disponibilizar pagamento de taxas e tributos via PIX

Rua Paraíba ficará interditada durante o final de semana; saiba mais

16ª Osterfest de Pomerode segue até o dia 31 de março; veja fotos

O post Casos de dengue aumentam e Navegantes decreta situação de emergência apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.