
Com a Exposição Universal de Kansai 2025, que ocorre na cidade de Osaka, no Japão, a Kawasaki surpreendeu com a apresentação do “Corleo”, um cavalo robô quadrúpede que simula a figura e funções do animal.
Esse é um ambicioso projeto conceitual, que busca repensar a mobilidade pessoal, a partir de uma perspectiva ecológica, autônoma e todo-terreno.
O cavalo robô, Corleo, foi projetado para oferecer uma alternativa versátil e sustentável ao transporte tradicional.

Cavalo robô deve ser alternativa ao transporte tradicional em um futuro próximo – Foto: YouTube / Kawasaki Group Channel/ND
O deslocamento de Corleo: o cavalo robô
Graças à sofisticada estrutura de quatro patas, esse cavalo robô pode se deslocar com eficácia sobre superfícies irregulares como montanhas, caminhos escarpados ou até mesmo áreas nevadas.
Para isso, essa estrutura conta com suspensões flexíveis e cascos revestidos com materiais antiderrapantes, o que lhe permite superar obstáculos, saltar e escalar com agilidade.
Um dos aspectos mais destacados deste cavalo robô é o seu motor a hidrogênio, que converte Corleo em um veículo limpo e silencioso, alinhado com as demandas globais em matéria de sustentabilidade.
Soma-se ainda a isso uma avançada inteligência artificial que não só analisa o ambiente em tempo real, mas também permite ao usuário controlar o deslocamento do cavalo robô mediante simples variações do peso corporal na sela.
Por sua vez, a experiência de condução do Corleo se complementa com um painel digital que informa ao condutor sobre o nível de hidrogênio, a localização exata, a rota traçada e o equilíbrio do cavalo robô.
Fase de desenvolvimento do cavalo robô
Embora por enquanto, o Corleo se encontre em fase de desenvolvimento e não esteja disponível comercialmente, a Kawasaki já perfila esta proposta como uma possível solução de mobilidade para as próximas décadas.
Segundo as primeiras previsões da companhia, um modelo comercial do cavalo robô, com estas características, poderia surgir somente por volta do ano 2050.
Com este protótipo, a empresa japonesa não apenas demonstra sua capacidade de inovação tecnológica, mas também antecipa um futuro em que a mobilidade estará marcada pela inteligência artificial e pela consciência ambiental.