Gestão municipal entrega USF requalificada

Siga @radiopiranhas

A Unidade de Saúde da Família (USF) Verde Vida, localizada no Bairro das Indústrias, foi entregue, ontem, à população local, depois de uma requalificação completa da sua estrutura, que ganhou ambientes climatizados, acessibilidade e tecnologia nos serviços. É o 72o equipamento de saúde requalificado pela Prefeitura de João Pessoa na atual gestão.

Na solenidade de entrega, o prefeito Cícero Lucena, também autorizou a reforma das USFs Ipiranga, Cruz das Armas e José Américo e garantiu que, a partir de janeiro, 36 unidades passarão a fazer a coleta de exames laboratoriais, mais próximo da população. O serviço contará com atendimento de profissional em moto, para entregar e receber o recipiente, com os usuários podendo ter acesso ao resultado no celular. As informações serão enviadas para o prontuário eletrônico da USF em que a pessoa estiver cadastrada.

“Já demos mais de 100 ordens de serviço de novas ruas, entregamos três unidades de saúde e demos ordens para outras três”, disse o prefeito. Esse conjunto de medidas, segundo Cícero, faz parte de um projeto para requalificar todas as USFs. Outras sete, de um total de 10 novas, serão inauguradas em breve, o que vai acabar com as zonas descobertas.

O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, informou que a gestão passou de pouco mais de R$ 1 milhão por ano, em investimento em requalificação e melhorias nas USFs, para R$ 17 milhões. “Havia a tendência de preterir as reformas e construir novas unidades. Isso mudou”, afirmou.

 Verde Vida

De acordo com Juliana Montenegro, diretora de Atenção à Saúde, a USF Verde Vida conta com quatro equipes de saúde da família, com médico, dentista, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde. A partir de agora, essas equipes terão melhores condições de trabalho para atender cerca de 16 mil pessoas, que serão recebidas em ambientes mais confortáveis e acessíveis. “O acolhimento é o primeiro ponto que buscamos para todas essas unidades recém-reformadas. Isso tem impacto direto na saúde do indivíduo”, observou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de novembro de 2024.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.