Ministério Público do Trabalho vai investigar queda de andaime que deixou cinco feridos em Boa Viagem


Crea disse que está analisando documentação das empresas que realizavam obras no condomínio. Vítimas trabalhavam na fachada do Edifício Cézanne quando estrutura caiu do sexto andar. Procuradora Jailda Pinto diz que MPT vai investigar queda de andaime em Boa Viagem
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco informou, nesta quinta-feira (14), que irá investigar a queda de um andaime que deixou cinco trabalhadores feridos, na tarde da quarta (13), em um prédio no bairro de Boa Viagem, na Zona sul do Recife (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Em entrevista à TV Globo, a procuradora do MPT Jailda Pinto informou que o órgão irá identificar a empresa responsável pela obra e verificar se as normas e programas de proteção ao trabalhador foram seguidas.
“Nós vamos identificar qual a empresa, entender o que aconteceu de fato. Vamos convocar a empresa para prestar esclarecimentos e verificar se a empresa tem, atualizados e em funcionamento, todos os programas que protegem o trabalhador”, informou.
Segundo a procuradora Jailda Pinto, o acidente poderia ter causado ainda mais vítimas, caso pessoas estivessem passando por baixo do andaime na hora do acidente. Ela recomendou que os profissionais e a população denunciem ao MPT, mesmo que anonimamente, casos em que haja falhas de segurança.
“Nós precisamos ter esse alerta, que o cuidado em relação ao trabalhador também protege as pessoas que transitam nas localidades. Mais importante ainda, é [que seja feita] essa denúncia de risco. Se os trabalhadores perceberem que a empresa está falhando na garantia da segurança, [incentivamos] que eles façam a denúncia”, disse.
Crea analisa documentação
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) informou no início da tarde que está analisando a documentação das empresas responsáveis pela obra do Edifício Cézanne e que solicitou informações ao condomínio sobre a contratação do serviço.
Segundo o Crea, “a empresa Ricoli, contratada pelo condomínio, possui registro ativo no conselho, assim como os profissionais envolvidos diretamente na obra. Também foi verificada a existência do documento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pela Ricoli junto ao Crea-PE para realização do serviço no prédio”.
O Crea identificou também que o condomínio do Edifício Cézanne contratou outra empresa de engenharia para fiscalizar os serviços realizados pela Ricoli na área do edifício. “Essa segunda empresa e seu responsável técnico também possuem registros ativos no Crea-PE”, diz o comunicado da entidade.
De acordo com o conselho, os fiscais do órgão estão levantando todas as informações sobre o que pode ter causado o acidente, para esclarecer as responsabilidades e também para prevenir outros casos semelhantes.
Responsáveis pela obra
Imagem do Edfício Cézanne, no bairro de Boa Viagem, no Recife
Reprodução/WhatsApp
O acidente aconteceu no Edifício Cézanne, na Rua Mamanguape, no bairro de Boa Viagem. Testemunhas que moram perto do edifício informaram ao g1 que as vítimas são funcionários de uma empresa de reforma de fachadas que estavam trabalhando no imóvel quando a estrutura desabou da altura do quinto ou sexto andar.
Na fachada do prédio está instalada uma placa da Ricoli Manutenção Predial LTDA. Entretanto, a empresa informou ao g1 que os funcionários são vinculados à C. J. Meirelles Obras e Serviços LTDA, contratada diretamente pelo condomínio.
O g1 procurou a empresa C. J. Meirelles Obras e Serviços LTDA para saber quais serviços estavam sendo executados no momento do acidente e a causa da queda do andaime, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Estado de saúde das vítimas
Na tarde da quarta-feira, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foi acionado às 15h38 e enviou seis ambulâncias ao local. De acordo com a Samu e o Corpo de Bombeiros, das cinco vítimas:
Dois homens, de 31 e 35 anos, foram levados para a UPA da Imbiribeira;
Um homem de 29 anos foi encaminhado ao Hospital da Restauração (HR);
Um jovem de 22 anos foi conduzido à UPA do Curado;
Um homem de 30 anos foi para a UPA do Ibura.
Nesta quinta (14), a Secretaria Estadual da Saúde informou que o homem 31 anos, encaminhado para a UPA da Imbiribeira, foi atendido e recebeu alta, em seguida. O de 35 anos foi atendido e transferido para o Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, na Zona Oeste do Recife.
O HR informou que o homem de 29 anos encaminhado para a unidade teve politrauma, mas seu estado de saúde é estável.
O paciente de 22 anos, atendido pela UPA do Curado teve uma fratura no tornozelo direito. Ele foi medicado, teve o local da fratura imobilizado e aguarda vaga de convênio para unidade especializada, de acordo com a unidade de saúde.
A UPA do Ibura foi procurada, mas informou que “não foi encontrado paciente com as características do acidente nas dependências da unidade”.
Socorristas saem de moto de dentro do Edifício Cézanne, no bairro de Boa Viagem, no Recife
Reprodução/WhatsApp
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.