Dona Onete é confirmada no desfile da Grande Rio em 2025


O enredo pretende fazer uma jornada mística nas águas amazônicas e trará a cultura do estado do Pará para a avenida. Dona Onete
Renato Reis / Divulgação
A Acadêmicos do Grande Rio anunciou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (11), que Dona Onete irá desfilar neste carnaval de 2025.
A escola vai levar para a Marquês de Sapucaí o enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, que propõe um mergulho nas águas amazônicas e trará a cultura do estado do Pará para a avenida.
O enredo pretende fazer uma jornada mística que mistura palácios, pajelanças, incensos, igarapés, Encantarias e terreiros de Tambor de Mina.

“Será que eu dou conta? Só não pode ser muito alto, porque eu tenho medo”, riu Dona Onete. “Olha gente, se é pra mostrar o que é o meu Pará, eu sou bairrista demais”, brinca.

Nascida em Cachoeira do Arari, no Marajó, e conhecida como a “rainha do carimbó”, Dona Onete construiu uma trajetória marcante como mulher forte e independente, e se dedicou ao ofício de professora de história e Estudos Paraenses durante 25 anos. Também atuou como secretária de cultura de Igarapé-Miri, no nordeste do estado, na década de 1990.
Mas a carreira de cantora tardou a iniciar. Com mais de 300 canções autorais, Dona Onete começou a subir nos palcos já aos 60 anos. Foi depois da separação do casamento de 25 anos que ela experimentou a liberdade para enveredar pela arte, caminho que a levou ao reconhecimento nacional e internacional, e fez de suas canções patrimônio cultural imaterial do Pará em 2024.
Initial plugin text

Adicionar aos favoritos o Link permanente.