Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

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O Google está turbinando a sua ferramenta de mapas, o Google Maps, com uma série de recursos de inteligência artificial. Ainda em fases de testes para desenvolvedores ou limitadas a algumas localidades, as novidades começam pouco a pouco a mudar a forma como as pessoas podem encontrar lugares para visitar – podendo obter o máximo de informação prévia antes de sair de casa.

Na semana passada, o Google Maps lançou um recurso de ‘chat inteligente’ com IA generativa para usuários dos Estados Unidos. E, no ano passado, melhorou o recurso ‘Live view’ de realidade aumentada e ainda lançou uma visão imersiva de rotas.

“Este é apenas o começo de como estamos turbinando o Maps com IA generativa”, disse a vice-presidente e gerente geral do Google Maps Míriam Daniel. Veja a seguir as últimas atualizações:

Chat inteligente sugere locais (disponível nos Estados Unidos)

Em meio ao boom de chatbots de IA generativa, o Google Maps não ficou de fora dessa. Agora o usuário pode pedir dicas de lugares na ferramenta de busca do aplicativo. O novo recurso foi disponibilizado em fevereiro nos Estados Unidos e começou a ser testado desde então em locais selecionados.

“Quer saber como chegar àquela padaria famosa ou a previsão do tempo para o piquenique no parque? É só perguntar em voz alta. A IA vai mergulhar nos dados do Google Maps para trazer exatamente o que você precisa saber”, diz a empresa.

Os prompts (comandos) podem ser os mais variados possíveis. Um usuário que está visitando a cidade de São Francisco, nos EUA, pode perguntar ao Maps ‘Lugares com uma vibe vintage’ e a IA vai recomendar brechós com esta pegada, por exemplo. Em seguida, se for horário de almoço, você pode perguntar ‘Que tal almoçar’?. Os mapas vão te dar opções de restaurantes que combinam com a vibe vintage da pergunta anterior.

Em caso de chuva, também é possível pedir dicas de “atividades em um dia chuvoso” e receber dicas de lugares fechados, como cinemas ou teatros. Os locais podem ficar salvos em uma lista ou serem compartilhados com amigos.

Visão ampliada com o Lens in Maps (disponível em São Paulo)

Quem já é usuário assíduo do Google Maps sabe que a plataforma já oferecia um recurso chamado ‘Live View’ ou ‘Pesquisa com visualização ao vivo’ . A ferramenta costuma ser útil para um turista a pé que quer encontrar um destino em uma cidade nova, por exemplo. Ou mesmo um morador que precisa saber qual a direção correta do local de destino ao sair de uma estação de metrô, por exemplo.

Para isso, bastava abrir o app escolher o destino e levantar o telefone para visualizar as rotas possíveis a partir da realidade aumentada. Agora, a ferramenta permite não só ver as rotas. É possível obter uma visão ampliada da rua com todas as informações sobre caixas eletrônicos, estações de transporte público, restaurantes, cafeterias e lojas próximas. Basta apontar o telefone para a direção desejada.

O recurso agora passou a se chamar ‘Lens in Maps’ e está disponível para mais 50 cidades desde o ano passado. Entre elas “Montreal, Toronto, Vancouver, Austin, Las Vegas, Roma, São Paulo e Taipei”, disse a empresa. A navegação continua voltada para o usuário a pé.

Visão imersiva de rotas no Google Maps (somente em cidades nos Estados Unidos, Europa e Ásia)

Quem nunca desejou ver todo o trajeto a ser percorrido antes mesmo de sair de casa? Agora, com a visão imersiva do Google Maps, isso já é realidade. A ideia da ferramenta é descomplicar lugares novos ou mais complexos.

Com uma rota 3D, o usuário pode visualizar o trajeto inteiro de uma viagem – seja a pé, via automóvel ou bicicleta. E ainda é possível determinar o tempo de chegada no local e receber informações do tempo e do trânsito.

“Você pode se preparar para cada curva como se estivesse lá, com instruções detalhadas e visuais passo a passo, e usar o controle deslizante de tempo para planejar quando sair com base em informações úteis. Dessa forma, você pode facilmente evitar andar em tempo chuvoso ou trânsito intenso”, diz a empresa.

A ferramenta já está disponível em Amsterdã, Barcelona, ​​Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Miami, Nova York, Paris, São Francisco, San Jose, Seattle, Tóquio e Veneza no Android e iOS. Alguns locais no Canadá chegariam em breve, segundo informe do Google em outubro do ano passado.

‘Tour’ 3D pela cidade (apenas para desenvolvedores)

O Google Maps também criou um recurso voltado às empresas, a fim de tornar o aplicativo mais imersivo também para elas. A plataforma criou uma API chamada ‘Aerial View’, disponível ainda em prévia aos desenvolvedores dos Estados Unidos, para que as empresas possam integrar um vídeo 3D panorâmico e oferecer uma visão espacial do estabelecimento aos clientes.

A ideia é que a ferramenta seja integrada pelos estabelecimentos e os usuários possam visualizar os pontos comerciais e seus arredores, explorando virtualmente um bairro inteiro. Para isso, a empresa disponibilizou imagens 3D do Google Earth para que os desenvolvedores possam criar experiências imersivas exclusivas para uma marca, sem precisar criar um mapa 3D do zero.

“Por exemplo, empresa de turismo pode criar um mapa 3D de um parque nacional com imagens fotorrealistas de montanhas, água e árvores para atrair os viajantes a visitá-lo”, sugere o Google.

Fonte: O Globo

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