Blumenau registra 45 novos casos de dengue, somando 1.899 casos confirmado da doença

De terça-feira (19) até esta quarta-feira (20), Blumenau registrou 45 novos casos de dengue na cidade. O total acumulado desde a primeira semana de 2024 é de 7.526 casos prováveis. Destes, 5.627 estão em investigação, 1.899 foram confirmados e uma morte contabilizada. Seis pessoas estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 em enfermaria.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
 
Segundo a Secretaria de Saúde, os casos prováveis são todos os casos notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos, com exceção dos descartados. Desse modo, todos os casos suspeitos, que estão no sistema, serão considerados prováveis. Isso permite uma análise mais precisa da situação.

Novas medidas para conter a dengue:

Pontos de hidratação

Como forma de ampliar o atendimento para pacientes com a doença foi estruturado e ampliado mais de 500 pontos de hidratação nas unidades de saúde. O caminho para acesso é sempre o posto de saúde de referência do usuário. 

Central de Monitoramento

Assim como no período da pandemia de Covid, a Prefeitura de Blumenau acionou uma Central de Monitoramento com 12 profissionais preparados para atender os casos  prováveis de dengue do município e acompanhar a evolução na cura da doença. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o objetivo de detecção precoce de sinais de sintomas de alerta ou gravidade, e, também, para acompanhar o hemograma de controle. A Central fica na Escola Técnica do SUS (ETSUS) e o atendimento acontece de forma ativa pelo telefone. Vale lembrar que a equipe vai priorizar os casos com comorbidades associadas e o paciente só ganhará a alta da Central depois da avaliação médica.

Centro de atendimento dengue

Para garantir atendimento a todos os pacientes e auxiliar no acolhimento das unidades de saúde e como espaço de retaguarda para os hospitais foi criado um Centro de atendimento focado em dengue no Campus 3, da Furb, que fica na Rua São Paulo, 2.171. A equipe multiprofissional de 20 pessoas é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atenderão a população com sintomas de dengue, em formato de porta aberta, das 7h às 19h, sete dias por semana, incluindo feriados. Este horário inicial passará por avaliação e, conforme a população busque pelo espaço, o expediente poderá ser alterado. 

Denúncia

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Investigação do homicídio em Pomerode continua; homem foi morto a facadas após briga entre atual da ex-companheira

Blumenau passa a entregar cordão de girassol para identificar pessoas com deficiência oculta

Boletim Agropecuário de SC registra alta no preço do feijão-preto e queda no valor da saca de soja e milho

O post Blumenau registra 45 novos casos de dengue, somando 1.899 casos confirmado da doença apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.