Entenda o papel da psicopedagogia na educação


Essa é uma área que une a psicologia e a pedagogia em prol de ajudar as pessoas a superar dificuldades no aprendizado. Você provavelmente conhece o trabalho de pedagogos e de psicólogos, mas e do psicopedagogo, já tinha ouvido falar? Como o nome sugere, essa é uma área que combina a psicologia e a pedagogia para ajudar pessoas de todas as idades a superarem dificuldades nos processos de aprendizagem.
Os psicopedagogos podem usar suas habilidades a favor do ensino de pessoas diagnosticadas com condições como:
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Deficiência Intelectual
Disgrafia
Dislexia
Discalculia
Por meio de um diagnóstico individualizado, os profissionais dessa área consideram os aspectos cognitivos, emocionais e pedagógicos que interferem na aprendizagem, identificam os desafios específicos de cada pessoa para adquirir conhecimento e então elaboram estratégias personalizadas para ajudar o paciente a superar as dificuldades de aprendizado.
4 áreas de atuação do psicopedagogo
Os profissionais especializados em psicopedagogia podem atuar em escolas, instituições educacionais, clínicas, hospitais, empresas públicas e privadas, asilos e ONGs, realizando um trabalho multidisciplinar com psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas e terapeutas ocupacionais. Confira algumas áreas de atuação do psicopedagogo:
🏥Em clínicas e consultórios, os profissionais atendem pacientes com dificuldades de aprendizagem específicas, ajudando-os a superá-las através de uma abordagem personalizada
🏫Em instituições de ensino, os psicopedagogos identificam problemas de aprendizagem entre os alunos e desenvolvem planos pedagógicos para evitar o desinteresse pelos estudos e o abandono escolar, além de oferecerem apoio emocional para alunos vítimas de bullying ou que apresentam problemas de comportamento
🏦Em empresas, os psicopedagogos podem orientar os colaboradores quanto ao aprendizado de suas funções, por vezes adaptando o ensino da atividade diante de dificuldades em assimilar as orientações do cargo
🏡Em asilos, os psicopedagogos atuam para evitar que os idosos sofram com a perda de memória e ajudam as pessoas da terceira idade a trabalharem suas cognições
Especialize-se em psicopedagogia na Univel
A educação é transformadora, mas algumas barreiras podem impedir que o conhecimento seja assimilado da maneira adequada, e é aí que entra o trabalho dos psicopedagogos. Se você deseja contribuir para o aprendizado de crianças, jovens e adultos, o primeiro passo é buscar uma especialização de qualidade, como a pós-graduação a distância em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univel.
“Essa formação é essencial para o apoio ao processo de aprendizagem, pois capacita o profissional a identificar dificuldades na assimilação de conteúdos, desenvolver estratégias de intervenção e colaborar com o ambiente educacional para promover um ensino mais personalizado”, destaca a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Univel, Flavia Adada.
O curso oferece conteúdos atualizados, estudos de caso e suporte de professores experientes, tudo para garantir a escolha ideal de quem deseja se destacar no mercado.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.