Artistas de Balneário Camboriú apresentam projeto cultural que valoriza tradição do Boi de Mamão 

O contador de histórias e escritor Fábio Aurélio Castilho e a cantora e proponente Bruna Pierami, de Balneário Camboriú, apresentarão o projeto “Circulação: Boi de Mamão! Como tudo começou”, uma referência à riqueza cultural da região que destaca o tradicional Folguedo Boi de Mamão, através de 10 apresentações gratuitas,em Itajaí.. 

As apresentações iniciaram sexta-feira (15) e passarão por cinco espaços educacionais de Itajaí até dia 3 de maio. 

As apresentações prometem encantar crianças e adultos e abordarão a história e as músicas de folguedo, além de rodas de conversas e bate-papo. 

Os espetáculos ocorrerão em dois horários em cada Cedin, sendo no período matutino às 9h30, e no vespertino às 13h30. Todas as apresentações e rodas de conversa terão acessibilidade, com tradução em libras, para garantir que todos possam participar e desfrutar das atividades.

(Foto Primo Atto Produções)

Os participantes também terão a oportunidade de explorar os elementos cênicos do espetáculo de uma maneira envolvente e sustentável. 

O produtor do projeto, Deyvid Kevitz, apresentará os adereços utilizados em cena, confeccionados por ele em materiais reciclados, destacando o compromisso com a sustentabilidade e a criatividade.

Com esta demonstração prática, os professores e alunos serão incentivados a recriar o folguedo em suas próprias comunidades, de forma lúdica e prazerosa. Essa abordagem não apenas enriquece a experiência cultural, mas também promove valores de consciência ambiental e engajamento comunitário, o que incentiva todos a se tornarem agentes ativos na preservação e promoção da tradição do Boi de Mamão.

Além disso, como parte do projeto, serão distribuídas gratuitamente 20 unidades do livro homônimo de Fábio Aurélio Castilho nas bibliotecas de cada Cedin, totalizando 100 livros, para que todos possam explorar mais profundamente essa tradição.

O projeto “Circulação: Boi de Mamão! Como tudo começou” foi selecionado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo Itajaí 2023 (nº 013/2023) e é executado com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.

Programação

  • 15 de março (Sexta-feira) – Cedin Jacy Dias Ramos
  • 05 de abril (Sexta-feira) – Cedin Napoleão de Souza
  • 12 de abril (Sexta-feira) – Cedin Verde Vale
  • 19 de abril (Sexta-feira) – Cedin Lucy Canziani
  • 03 de maio (Sexta-feira) – Cedin Dilzilena Márcia Teixeira
Adicionar aos favoritos o Link permanente.