Subway corre o risco de parar atividades no Brasil

As operações da rede de lanchonetes Subway no Brasil podem estar com os dias contados. A controladora da marca entrou com um pedido de recuperação judicial na Justiça de São Paulo, na segunda-feira 11.

No Brasil, a marca Subway está sob o controle da SouthRock. É a mesma empresa que entrou em recuperação judicial em dezembro de 2023 e opera a franquia Starbucks no território nacional.

O pedido protocolado na última terça-feira ocorreu em razão de dívidas no valor de quase R$ 500 milhões. Além disso, outro motivo levou à decisão: a matriz global da marca cancelou a licença concedida à operação brasileira, conforme mostra um comunicado à imprensa.

“A SouthRock esclarece que, nesta semana, deu início ao processo de Recuperação Judicial do grupo de CNPJs que até recentemente era responsável pela gestão das franquias Subway no Brasil, devido a, entre outras circunstâncias, o cancelamento da sua licença de operação.

Cabe esclarecer, ainda, que sua atividade enquanto gestora das franquias não se confunde com aquela exercida pelos franqueados da marca e operadores das lojas, não abrangidos pelo processo.”

Atualmente, existem cerca de 2 mil lanchonetes franqueadas no país. No mundo todo, são 44 mil lojas — o que supera os números de restaurantes das redes McDonald’s (41 mil) e Burger King (20 mil), por exemplo.

Problemas além do Subway

No fim de outubro de 2023, a SouthRock entrou com um pedido de recuperação judicial referente às operações da Starbucks no Brasil. Na época, a empresa reconheceu a existência de quase R$ 2 bilhões em dívidas.

Starbucks Subway recuperação judicial
Empresa também opera Starbucks no Brasil | Foto: Divulgação/SouthRock Capital

Além de Subway e Starbucks, a SouthRock também controla os direitos de três outras marcas: São elas: Eataly, TGI Friday e Brasil Airport Restaurantes.

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.