Oncologia Pediátrica da Santa Casa Participará de Congresso na Colômbia


Serviço teve trabalho premiado durante encontro em Barretos; hospital foi empossado no grupo da Aliança Amarte Santa Casa de Maceió toma posse no grupo da Aliança Amarte
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
A experiência mensal de uma roda de conversa com a equipe multiprofissional da oncologia pediátrica da Santa Casa de Maceió, ficou em primeiro lugar no 4º Encontro da Aliança Amarte – St. Jude Global, evento realizado entre os dias 29 e 30 de agosto, na cidade de Barretos, São Paulo.
O trabalho “Relato de experiência da criação de uma roda de conversa sob a perspectiva da Aliança Amarte” foi apresentado pela fisioterapeuta paliativista Rafaela Vanderlei e pela oncologista Alessandra Lamenha, coordenadora da oncologia pediátrica do hospital, e concorreu com expositores de todo o país.
Santa Casa de Maceió toma posse no grupo da Aliança Amarte
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
“Esse produto educacional foi criado para possibilitar e facilitar o processo de aprendizagem sobre os Cuidados Paliativos no serviço oncológico pediátrico do hospital, permitindo a participação ativa da equipe multriprofissional, ouvindo seus relatos, validando suas limitações e fortalecendo laços com a equipe”, destacou a fisioterapeuta paliativista, Rafaela Vanderlei.
Como prêmio, uma das autoras do trabalho terá a ida patrocinada para a Colômbia, onde, em 2025, representará o hospital alagoano no Congresso da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica.
Santa Casa de Maceió toma posse no grupo da Aliança Amarte
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Durante o evento, a Santa Casa de Maceió também foi empossada no grupo dos 33 centros brasileiros que compõem a aliança e atua na construção das melhores estratégias para o diagnóstico precoce e tratamento de crianças e adolescentes com câncer em todo o mundo.
ALIANÇA – A aliança Amarte, atua na construção de estratégias visando aumentar a sobrevida de todas as crianças dos centros participantes, através do diagnóstico precoce e tratamento, padronizando protocolos com esta finalidade . Trata-se de um trabalho colaborativo entre vários segmentos, com profissionais da área jurídica, serviço social e todas as outras de saúde, que fazem reuniões mensais para desenvolver as melhorias.
Santa Casa de Maceió toma posse no grupo da Aliança Amarte
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
O termo ‘Amarte’ significa: apoio maior, aumentando recursos e treinamento especializado. Além disso, quatro pilares norteiam os objetivos da aliança: equalizar diagnósticos; padronizar tratamento; estudos epidemiológicos e de sobrevida; e desenvolvimento científico e inovação.
“É muito importante para o hospital fazer parte da Aliança Amarte, porque como diz a palavra, Aliança significa união e esta integração entre serviços de diversas realidades, vai fazer com que possamos, juntos, nos tornar mais fortes e encurtar as diferenças”, afirmou a oncologista.
Santa Casa de Maceió toma posse no grupo da Aliança Amarte
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Com algumas ações já realizadas com a Aliança Global e o Hospital St. Jude, a Santa Casa de Maceió participou na elaboração da primeira diretriz brasileira de Neutropenia Febril em Oncologia Pediátrica, assim como tem desenvolvido o projeto Hora Dourada, no qual, entre outras vantagens, reduziu em 85% a ida de pacientes oncológicos pediátricos em UTI por infecção.
“Desenvolver novos protocolos que sejam unificados e que possam ser colocados dentro da realidade local, é muito importante para os serviços que estão aderindo a essas alianças, tanto na Amarte, que agora estamos devidamente empossados, e com o St. Jude Global, onde participamos há algum tempo e temos projetos em andamento”, finalizou a oncologista.
INFORME COMERCIAL – SANTA CASA
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
Adicionar aos favoritos o Link permanente.