Paulo Guedes propõe a construção de novas UPAS, redução da jornada de trabalho dos professores e tarifa zero para o transporte coletivo


Candidato a prefeito pelo PT foi o entrevistado do MG1 desta quarta-feira (25). MG1 entrevista Paulo Guedes, candidato a prefeito de Montes Claros
O candidato a prefeito em Montes Claros, Paulo Guedes (PT) , participou do MG Inter TV 1ª Edição desta quarta-feira (25). Esta semana, o telejornal exibe entrevistas com todos os candidatos da cidade. A ordem foi definida por sorteio. Construção de novas UPAS, incentivo ao ensino profissionalizante e criação de mais abrigos foram algumas das propostas destacadas.
Durante a entrevista, ao vivo, com duração de 20 minutos, o candidato teve a oportunidade de responder as perguntas feitas pelo apresentador, Pablo Caires. No início da entrevista, Paulo Guedes ressaltou a experiência adquirida ao longo da carreira política. (veja a entrevista na íntegra acima).
SAÚDE
O primeiro tema abordado na entrevista foi a saúde. Segundo o candidato, para melhorar o atendimento à população é necessário construir mais UPAS em pontos estratégicos da cidade.
“Queremos construir cinco novas UPAS em Montes Claros e temos parceria para isso. É fundamental diminuir essa fila que existe hoje na saúde. As pessoas reclamam que ficam dois, três anos esperando para fazer um exame. Então, se eu for prefeito, quero colocar UPAS nas regiões que não tem. Colocar uma na região do Grande Delfino, no Independência, na região do Renascença e no bairro Santos Reis. Vamos distribuir nas regiões da cidade para que as pessoas consigam esse atendimento mais rápido e não fiquem em filas quilométricas nos prontos socorros dos hospitais.”
EDUCAÇÃO
Perguntado sobre as propostas para a educação, Paulo Guedes disse que pretende reduzir a jornada de trabalho dos professores e construir mais creches.
“Vamos pagar o piso nacional dentro das 25 horas para os professores, que é uma reivindicação da classe. Nós vamos também melhorar todo o sistema de educação, construindo creches, inclusive nos conjuntos habitacionais. Queremos fazer essas creches para que as mães, que não tem onde deixar o seu filho, possam voltar ao mercado de trabalho. Vamos, também, incentivar o ensino profissionalizante. Além disso, quero voltar com o cursinho para vestibular gratuito.”
MOBILIDADE URBANA
Questionado sobre o transporte público, o candidato informou que prentende rever a concessão e buscar atingir a tarifa zero.
“A tarifa zero é uma meta nossa. Mas, a primeira coisa que nós vamos fazer é rever a concessão de Montes Claros que é de 20 anos. Não é só fazer um contrato com as empresas de 20 anos e não cobrar o resultado. Então, nós vamos exigir pontualidade nesse contrato de concessão, para que as pessoas não fiquem horas esperando o ônibus e se atrasem para os compromissos. E exigir também acessibilidade. As pessoas que têm deficiência não estão sendo respeitadas nesse contrato. Os ônibus estão precários. Vamos buscar melhorias e vamos trabalhar para que a gente possa atingir essa meta de ter tarifa zero.”
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Outro ponto abordado durante a entrevista foi moradia. O candidato falou sobre a proposta de transformar prédios públicos em moradia.
“Montes Claros tem quase 2 mil pessoas em situação de rua. As pessoas estão morando nas praças, na região da rodoviária, na Praça da Matriz e em locais abandonados. Se temos espaços públicos ociosos, esses espaços podem ser adaptados, melhorados. Pode ser criados novos abrigos, pois só temos um abrigo na cidade. Essas pessoas não estão tendo direito a tomar banho, direito a uma alimentação de qualidade. Hoje quem cuida dessas pessoas é a própria sociedade.”
CULTURA
Ao longo da entrevista, o candidato falou, também, sobre os planos de valorização dos artistas locais e a construção de um espaço voltado para eventos culturais.
“No meu governo, o calendário cultural não vai se resumir a duas festas por ano. E vamos criar a semana da cidade. Não vai ser um dia o aniversário da cidade, não. Vai ter uma semana para que a gente possa dar espaço para que todos os grupos culturais de Montes Claros possam se apresentar. Nós vamos construir um grande espaço para as festas culturais da cidade. Quero também incentivar as festas culturais nos bairros, o hip-hop. Nós vamos incentivar as festas religiosas e as festas das comunidades.”
ECONOMIA
Ao ser perguntado sobre os planos para a economia, Paulo Guedes contou que pretende construir mais centros comerciais em Montes Claros.
“Primeiro, nós vamos incentivar a atração de empresas. Podemos fazer centros comerciais nos bairros de Montes Claros, dando oportunidade àquela pessoa que quer empreender, o pequeno negócio, o pequeno empreendedor, gerando renda. Se você tem no bairro tudo que procura, não precisa ir até o centro da cidade. E uma outra coisa que nós vamos fazer é incentivar as indústrias.”
Nas considerações finais, o candidato destacou que pretende cuidar da população, valorizar o esporte e incentivar a geração de empregos.
Paulo Guedes (PT) foi entrevistado no MG1 desta quarta-feira (25)
kelson Fabiano
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.