JP sedia o Brasil Cachaças em outubro

Siga @radiopiranhas

João Pessoa vai se transformar, mais uma vez, na capital nacional da cachaça. A quarta edição do Brasil Cachaças está marcada para o mês de outubro, mas o lançamento oficial aconteceu ontem, no Hotel Sesc Cabo Branco, e reuniu profissionais da área, empreendedores e apreciadores da bebida.

Durante a solenidade, foi apresentada a programação detalhada do evento que deverá receber cerca de seis mil visitantes. Na ocasião, os convidados também puderam degustar 15 tipos de cachaça, incluindo as paraibanas.

O evento incluiu, ainda, o lançamento do livro “Cachaças: história, cultura, degustação e análise sensorial”, organizado pelo Sesc, pelo Senac e pela Fecomércio.

“É um material didático mesmo, no qual se encontram desde a legislação, passando um pouco pela história, até a parte sensorial da cachaça e sua harmonização, além de receitas”, explicou Fernanda Melo, organizadora do Brasil Cachaças, que atuou como consultora durante a elaboração do livro. Segundo Fernanda, cerca de 150  rótulos de cachaças brasileiras já confirmaram participação no evento, que une tradição, cultura e negócios.

O evento, que celebra a cadeia produtiva da cachaça e apresenta ao público os produtos, serviços e novidades relacionados à tradicional bebida brasileira, também coroa o destaque nacional da Paraíba na produção e no consumo da bebida, como ressaltou o secretário-executivo de Empreendedorismo do Estado da Paraíba, Fábio Feitosa. “A gente já tem um olhar um pouco direcionado à atividade da cachaça aqui da Paraíba, que já tem a sua força natural. E o Empreender, ao longo desses anos, tem colocado também oportunidade de crédito para os produtores e para os pequenos comerciantes de cachaça”, detalhou. Segundo ele, o Governo do Estado estará presente no evento, oferecendo oportunidade de crédito para os produtores do ramo e para quem deseja formalizar sua atuação na cachaça e na produção de queijo.

 Maior produtor

A Paraiba é o principal estado produtor de cachaça de alambique do país, com 12 milhões de litros por ano, de acordo com a Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca).

Por isso, ser palco para o debate sobre a bebida e a troca de experiências sobre o processo de produção, além de fortalecer a economia e o turismo, também oferece um espaço para apresentação da cultura paraibana, garante o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Rubens Freire. “A cachaça paraibana tem se apresentado no cenário nacional como sendo uma cachaça de qualidade. Isso tem uma história, não nasce de nada. Nasce, inclusive, de iniciativas do Governo do Estado, como apoiar esse tipo de evento, bem como facilitar o desenvolvimento de uma produção de qualidade”, destacou Freire.

Neste ano, mais uma vez, a iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba.

 Programação

A abertura do Brasil Cachaças acontece no dia 23 de outubro, a partir das 8h, com o Seminário de Cachaças do Brasil, que será realizado no auditório do Sebrae em João Pessoa.

No dia 24, a programação será voltada para comerciantes, distribuidores e demais profissionais do mercado da cachaça, com o Encontro Nacional de Confrarias e o Encontro Nacional de Mulheres da Cachaça, no Engenho Gran Raiz, em João Pessoa.

Nos dias 25 e 26, o público em geral poderá imergir no mundo da cachaça, no Espaço Cultural, na IV Feira das Melhores Cachaças do Brasil.

O evento contará com degustações, lançamentos, rodas de conversas, oficinas de drinques, concursos e atrações culturais. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h.

Os ingressos para todos os dias do Brasil Cachaças já estão disponíveis e podem ser adquiridos por meio do site oficial do evento, onde também é possível conferir a programação completa

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de setembro de 2024.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.