VÍDEO: “A maior obra do estado”, diz engenheiro sobre projeto da Ponte do Futuro que irá ligar Cabedelo-Lucena



Na coluna semanal Diário de Obras, o engenheiro Fernando Figueiredo falou sobre a maior obra do estado da Paraíba, a Ponte do Futuro, que recentemente foi autorização pelo governo estadual a desapropriação de áreas que serão destinadas à construção do Complexo Rodoviário de Acesso ao Porto de Cabedelo.

“A cidade que mais atrai turista no Brasil e essa obra vem, justamente, para consolidar isso. Tem alguns rumores de que vão construir outro porto na Paraíba, que é necessário, mas isso sendo viável ou não, essa ponte vai ajudar no transporte. A BR-230, começa lá me Cabedelo, a transamazônica e essa ponte serve justamente para interligar, sobre o Rio Paraíba, as cidades de Lucena e João Pessoa”, explicou.

O início das obras será no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo e inclui a construção de duas pontes. A primeira, com extensão de 2 km, ligará a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 m, passeio de 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. O complexo contará ainda com um viaduto sobre a linha férrea de 40 m e um mirante. A segunda ponte, de 480 m, será erguida sobre o Rio da Guia, em Lucena.

“É realmente uma obra gigante, sem dúvidas a maior obrado estado”, ressalta Fernando.

O engenheiro falou que a construção de uma obra tão grande trará diversos prejuízos para o meio ambiente, mas que também traz benefícios para todo o país. Ele destaca que a desapropriação nos municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena vai acontecer mediante indenização aos proprietários.

“Quando o bem é social ela se impõe a sua característica privada, então, os proprietários que tem terra, casa, etc., eles vão ser obrigados a largar esse bem privado que eles têm, obviamente se ressarcindo do preço justo”.

Além dos prejuízos ao meio ambiente a Ponte do Futuro promete trazer diversos benefícios para a região. Fernando lista os principais e destaca a duas principais rodovias do Brasil, BR-101 e BR-230, que serão ligadas facilitando assim o transporte terrestre no país.

“Uma das principais responsável pelo transporte de cargas, alimentos, etc., do nosso país [a BR-101]. Abastece, de fato, todas as regiões. A outra é a BR-230, que é uma rodovia transversal, começa em Cabedelo e termina em Benjamim Constant, na tríplice fronteira. Além da economia, além do turismo. Uma das principais funções dessa ponte é melhorar o transporte de carga”, destacou.

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Diário do Sertão

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