Paciente com diabetes denuncia falta de insulina há três meses em farmácia de alto custo em Campinas


Secretaria de Estado da Saúde informa que medicamento está em processo de compra. Médico explica riscos da falta da insulina no tratamento. A falta de insulina na farmácia de alto custo de Campinas (SP) tem deixado pacientes em tratamento do diabetes apreensivos. Há casos em que a falta ocorre há três meses. A Secretaria de Estado da Saúde afirma que o medicamento está em processo de compra.
✅ Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
O vendedor André Rey teve o diabetes diagnosticado há 20 anos, mas desde 2016 obteve na Justiça o direito a retirar o medicamento de graça na farmácia de alto custo.
No entanto, ele diz que tem ao comparecer na unidade da Av. Orosimbo Maia, consegue parte dos insumos, mas não o principal: a insulina.
“Está bem complicado. Se falta para um, falta para todos”, diz Rey.
Pacientes com diabetes relatam falta de insulina na farmácia de alto custo de Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
O Departamento Regional de Saúde de Campinas informou que a insulina Novorapid, utilizada pelo vendedor, está em processo de compra. O DRS não mencionou prazo, mas explicou que os pacientes que utilizam vão receber orientações para retirada do medicamento assim que possível.
Por conta da falta, o vendedor diz que tem recorrido a grupos de doações, uma vez que precisa seguir o tratamento com a insulina da qual já faz uso – e essa é a orientação de médicos, uma vez que a troca pode atrapalhar o tratamento.
Segundo Marcelo Miranda, médico endocrinologista do Vera Cruz Hospital, a insulina é essencial para o paciente com diabetes tipo 1.
“A pessoa que tem diabetes do tipo 1 e faz uso de insulina, depende exclusivamente desse tratamento para sobreviver. A falta de insulina pode provocar o colapso dos órgãos em poucas horas. Além disso, claro, se a pessoa ficar mais tempo sem insulina ela vai ter complicações crônicas da falta da insulina, e da descompensação do diabetes, que são as complicações renais, nos olhos, e cardiovasculares”, explica Miranda.
O vendedor André Rey, de Campinas (SP), diz que há três meses não consegue retirar insulina na farmácia de alto custo na cidade
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.