Anvisa proíbe medidor de pressão e termômetro com coluna de mercúrio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em todo o Brasil, a fabricação, importação, comercialização e uso em serviços de saúde de termômetros e esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) com coluna de mercúrio. A resolução foi publicada nesta terça-feira (24) no Diário Oficial da União.

Os equipamentos afetados possuem uma coluna transparente com mercúrio e são utilizados para medir temperatura corporal e pressão arterial, sendo indicados para diagnósticos de saúde. A proibição não se aplica a produtos destinados à pesquisa, calibração de instrumentos ou uso como referência padrão.

Conforme a resolução, termômetros e esfigmomanômetros com mercúrio que forem retirados de uso devem ser descartados seguindo as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde estabelecidas pela Anvisa em 2018.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O descumprimento da norma é considerado uma infração sanitária e pode acarretar responsabilidades civis, administrativas e penais.

Entenda:

Em 2022, a diretoria colegiada da Anvisa aprovou uma regulamentação sobre o uso do mercúrio, em resposta a uma demanda da Convenção de Minamata, realizada no Japão em 2013, da qual o Brasil é signatário. Pela convenção, o mercúrio deveria ter seu uso reduzido em todo o mundo até 2020.

Embora o mercúrio não represente um risco direto aos usuários de termômetros e medidores de pressão, ele é um agente tóxico perigoso para o meio ambiente quando descartado inadequadamente. A Anvisa também ressalta que já existem alternativas no mercado que não utilizam mercúrio.

Via Agência Brasil, editado por Redação

Leia mais

Motociclista morre após acidente com carro na rua Professor Jacob Ineichen, em Blumenau

Justiça determina retomada da coleta de lixo em Blumenau, após paralisação dos trabalhadores

O post Anvisa proíbe medidor de pressão e termômetro com coluna de mercúrio apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.