Observador de aves ajuda a atualizar página do WikiAves sobre plantas que atraem aves


O trabalho teve início em julho e conta com ajuda de outros usuários da plataforma Flores dos ipês atraem aves e insetos polinizadores
José C. Motta-Junior
Muita gente não sabe, mas além de ser uma grande enciclopédia das aves brasileiras, o WikiAves reúne ainda informações extras, como uma página onde é possível encontrar dados sobre plantas que atraem os passarinhos.
Pensando em contribuir com a atualização destes dados, Daniel Brazil, observador de aves há 12 anos, passou a atualizar a página – criada inicialmente em 2012 – e a enriquecê-la com mais dados.
Desde o início do trabalho, em julho, já foram adicionadas mais de 70 espécies de plantas. Daniel começou revisando os registros existentes, e acrescentando plantas bem conhecidas.
A página “Plantas Atrativas para Aves” foi criada inicialmente em 2012
Reprodução/Wikiaves
O colaborador teve ajuda de outros usuários, que através de um grupo no WhatsApp, trocavam informações e tiravam dúvidas.
O grupo foi criado pelo engenheiro e observador de aves, Paulo Valadão. “Várias pessoas contribuíram, vários botânicos e observadores de pássaros”, explica Paulo.
No processo de reformulação da página, Daniel se habituou a verificar diariamente os últimos registros de aves, e anotava as que estavam se alimentando de planta.
“Criei uma tabela onde anoto o número do registro/planta/ave. Quando uma planta começa a ter mais de um registro, levanto a ficha dela em sites especializados, e crio a nova página”, conta ele.
O Brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida) atraí principalmente os beija-flores
Arquivo TG
Daniel começou o trabalho para aprender mais sobre a relação entre aves e plantas e, à medida que o tempo foi passando, sentiu a importância do tema. “Percebi que estas informações têm grande interesse biológico, ambiental e científico”, afirma.
Durante o trabalho, ele percebeu que havia mecanismos de buscas por ave, por localidade, mas não por planta e até por isso iniciou o processo de reformulação.
“Infelizmente, muitos fotógrafos de aves não se preocupam em anotar o nome da planta, flor ou fruto onde as aves se alimentam. É uma cultura que precisa ser incorporada pelos ornitólogos e observadores, num meio ambiente cada vez mais ameaçado”, explica o colaborador.
A Araucária (Araucaria angustifolia) atraí aves como a gralha-azul, gralha-picaça, papagaios, tiribas e periquitos.
Jonathan Ehlert/iNaturalist
A reformulação contou com o suporte de Reinaldo Guedes, criador do WikiAves. É uma das práticas da plataforma permitir que os usuários contribuam com essas atualizações
“Consideramos as contribuições do Daniel válidas, pois veio somar aos propósitos da referida página da WikiAves, pois ele deu uma organizada na página, ampliou mais a quantidade de espécies e, enriqueceu mais ainda o conteúdo referente à interação ecológica entre aves e plantas”, conta Silene Lívia Aires, uma das moderadoras da plataforma.
Atualmente, a espécie de planta com mais registros de aves na plataforma é o fruto-do-sabiá, com 55 registros. Em seguida, temos a embaúba com 40, e a bananeira, com 25.
O WikiAves
O WikiAves é uma plataforma que reúne informações, fotos e sons sobre as aves do Brasil, sendo uma referência na conservação e ciência cidadã. Em 2024 atingiu o marco de 50 mil cadastrados, com mais de 10 mil acessos diários.
*Texto sob supervisão de Lizzy Martins
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.