RS segue sob risco meteorológico: Temporais e granizo atingem cidades

O Rio Grande do Sul está sob risco meteorológico, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil estadual. A previsão indica chuvas intensas, com volumes variando entre 80 e 150 milímetros por dia, podendo chegar a 180 mm, além de rajadas de vento com velocidades de até 80 km/h, em especial na região Sul.

Na madrugada desta terça-feira, 24 de setembro, cidades do estado, como Quaraí, na Região da Fronteira Oeste, registraram queda de granizo por volta das 3h. Apesar do fenômeno, o Corpo de Bombeiros informou que até às 6h50 não foram registrados danos significativos.

Alertas vigentes no RS

Atualmente, quatro alertas do Inmet estão em vigor para o Rio Grande do Sul: dois alertas de “perigo” para temporais, um de “grande perigo” para o acumulado de chuva e outro de “perigo potencial” para onda de calor. Esses avisos permanecem válidos até quinta-feira, 26 de setembro.

Regiões mais atingidas

As cidades das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste, como Aceguá, Bagé, Dom Pedrito e Chuí, estão entre as áreas mais afetadas, com expectativa de até 82 milímetros de chuva. Esse volume pode representar entre 23% e 62% da média histórica mensal para o período.

Segundo a Climatempo, os temporais são causados por uma massa de ar quente que bloqueia o avanço de instabilidades em outras partes do Brasil, resultando no aumento das chuvas no Rio Grande do Sul.

Granizo – redes sociais MetSul -agoranovale

The post RS segue sob risco meteorológico: Temporais e granizo atingem cidades appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.