Após denúncia de aluno, universidade de Joinville afasta professora suspeita de racismo

Um suposto caso de racismo em Joinville, no Norte catarinense, veio à tona após a denúncia de um estudante contra uma professora da Univille (Universidade da Região de Joinville). Em comunicado feito nesta segunda-feira (23), a universidade afirmou que a professora foi afastada e que novas medidas de combate ao racismo serão implementadas.

Após denúncias, universidade de Joinville afasta professora suspeita de praticar racismo

Após denúncias, universidade de Joinville afasta professora suspeita de praticar racismo – Foto: Arquivo pessoal/Univille/Reprodução/ND

O caso obteve repercussão na internet após a denúncia do Movimento Negro Maria Laura. Em relato público, o movimento descreveu o depoimento do estudante, que é negro e cursa moda na universidade.

De acordo com a denúncia, na ocasião, o estudante estava no CAD (Centro de Artes e Design) tirando algumas fotos. Ele e uma colega, então, tiveram a ideia de fazer uma foto na janela do local. “Nesse momento, em um tom de voz alto e inapropriado, a professora proferiu a frase: ‘Que susto, um ladrão ali na parte de fora’”, relatou o movimento.

Ainda de acordo com a publicação, a professora ainda teria repetido a palavra em tom “debochado”. O movimento relatou que o estudante foi até a sala da docente para confrontá-la, e que ela o ofereceu um “pedido superficial de desculpas.”

Professora afastada após denúncia

O estudante procurou a administração da universidade para denunciar formalmente o caso. Além disso, o rapaz também fez um boletim de ocorrência.

Segundo o delegado Rodrigo Bueno Gusso, o inquérito policial foi aberto na sexta-feira (20).  “Nos próximos dias vamos começar a ouvir os envolvidos”, afirmou o delegado.

Já nesta segunda-feira (23), o reitor da Univille conversou com o estudante que afirma ter sofrido o ato de injúria racial. Conforme nota publicada pela universidade, o reitor fez um pedido institucional de desculpas ao jovem e ainda afirmou que a “Univille não compactua com nenhum ato de ofensa à dignidade humana e anunciou medidas.”

A professora foi afastada na manhã desta segunda para que a investigação do caso continue. A universidade ainda afirmou que a primeira etapa do procedimento administrativo regimental foi aberto menos de 24 horas após a denúncia formal.

Novas medidas contra racismo

A Univille anunciou a criação de novas medidas para o enfrentamento ao racismo dentro do campus de Joinville. Entre elas estão a efetivação de um programa de letramento racial para docentes e pessoal administrativo; a nomeação de um grupo de trabalho institucional para elaborar e implementar um Programa de Ações Afirmativas e para Equidade com a participação da comunidade interna e externa; e a revisão dos protocolos de resposta em casos de violência.

Ainda conforme a universidade, o estudante é acompanhado por psicólogo e assistente social da Central de Relacionamento com Estudantes da Univille, além do pró-reitor de Ensino, professor Dr. Eduardo da Silva, responsável pela área de Graduação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.