Irmãos de Ubatuba criam game para ensinar regras do período eleitoral: ‘Aprender se divertindo’


O game coloca o jogador no papel de candidato ao cargo de prefeito de uma cidade fictícia, com o objetivo de tomar as melhores decisões para vencer as eleições. Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
Divulgação/Zona Eleitoral – Prefeitura
O voto nas eleições municipais e federais no Brasil é obrigatório para boa parte da população, mas nem todo mundo sabe como o período eleitoral funciona de verdade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Com o objetivo de ensinar esse processo de maneira divertida, quatro pessoas – duas delas irmãos de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo – criaram um jogo que ajuda os jogadores a entenderem as principais regras das eleições.
Lançado no início do mês, o game ‘Zona Eleitoral – Prefeitura’, que já conta com mais de 200 downloads, foi idealizado pelos irmãos Vitor Fisch e Ana Fisch, de Ubatuba, em parceria com David Tennenbaun e Guilherme Janini.
Em entrevista ao g1, Vitor Fisch explicou que o game coloca o jogador no papel de candidato ao cargo de prefeito de uma cidade fictícia, chamada Tubaúba, com o objetivo de tomar as melhores decisões para vencer as eleições.
“É um jogo de estratégia. O jogador é candidato à prefeitura de uma cidade que não existe de verdade e precisa captar recursos para gerir uma campanha capaz de elegê-lo. São 30 dias de jogo e o objetivo é simples: ganhar a eleições”, diz o criador do game.
Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
Divulgação/Zona Eleitoral – Prefeitura
Conforme o candidato – no caso o jogador – conquista votos em determinadas regiões dessa cidade, ele consegue cada vez mais recursos para investir em propaganda na televisão, comícios e carreatas, por exemplo.
O jogo nasceu justamente com o objetivo de promover a educação política e a cidadania de forma divertida, tendo em vista que nem todos os eleitores do país entendem ou se interessam pelo período eleitoral.
“A ideia é mostrar como funciona o período eleitoral de forma simples. Nós fomos em uma escola conversar com alunos sobre isso e perguntamos, em uma sala com 40 estudantes, quantos deles gostavam de política, e só um levantou a mão. Perguntamos quantos gostavam de game e todos levantaram. Então acredito que essa é uma forma de incluir um tema importante no dia a dia das pessoas, sem qualquer viés político”, completa Fisch.
Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
Divulgação/Zona Eleitoral – Prefeitura
O jogo é gratuito e está disponível para ser baixado em diversas plataformas. De acordo com os criadores, novas versões, com mais candidatos e mapas, estão previstas para serem lançadas em breve.
Mesmo antes de ser lançado, o ‘Zona Eleitoral – Prefeitura’ já recebeu prêmios. Em 2023, o modo ‘demonstração’ do game foi premiado no Pitch do Games for Change Latin America. Neste ano, foi convidado a integrar o estande do Governo de São Paulo na Gamescom Latam, considerado um dos maiores eventos de jogos da América Latina.
Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
Divulgação/Zona Eleitoral – Prefeitura
A ideia nasceu em 2020, ainda na pandemia da covid-19. Victor Fisch conta que, apesar de trabalhar com cinema, como roteirista e produtor cultural, sempre teve vontade de lançar um jogo, assim como a irmã, Ana Fisch.
“É um desejo antigo, de criança. Sempre gostei muito de jogos de estratégia e de simulação”, afirma.
Em 2020, os irmãos criaram um grupo em um aplicativo de mensagens com dois amigos que também tinham o sonho de lançar um jogo. A ideia era compartilhar possíveis ideias e projetos.
“Uma das ideias era um jogo eleitoral, mas o jogador seria candidato a vereador. Colocamos o projeto em desenvolvimento e fomos para frente. Poucas pessoas conhecem as regras das eleições, então queríamos mostrar os processos e como funciona jogando”, conclui Victor.
Irmãos de Ubatuba criam jogo para ensinar regras do período eleitoral
Divulgação/Zona Eleitoral – Prefeitura
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.