Primavera aumenta casos de rinites e alergias, alertam especialistas

Com a chegada da primavera neste domingo, 22 de setembro, a beleza das flores nas ruas, praças e avenidas do RS também traz um aumento significativo nos casos de rinites e alergias. De acordo especialistas, o principal causador dessas reações alérgicas é o pólen, que se torna mais abundante nesta época do ano.

Pólen: O vilão da primavera

O pólen, composto por pequenas partículas produzidas pelas flores, é responsável pela polinização e fertilização das plantas. No entanto, para pessoas alérgicas, esses grãos podem desencadear respostas inflamatórias no organismo. Segundo a médica, as rinites e conjuntivites alérgicas se tornam mais comuns, e quem possui asma alérgica também pode sofrer com crises nesta estação. Embora seja mais raro, casos de dermatite na pele também podem ocorrer.

Sintomas de alerta para alergias

Mesmo pessoas que não têm histórico de alergias devem estar atentas aos sintomas que podem surgir durante a primavera. Os sinais mais comuns de uma possível alergia incluem:

  • Coriza
  • Espirros
  • Tosse
  • Vermelhidão ou inchaço nos olhos

Cuidados e tratamentos

Atualmente, existem diversos antialérgicos disponíveis para amenizar as reações e os sintomas de alergias. No entanto, a pneumologista reforça que, em caso de dúvidas ou sintomas persistentes, é fundamental consultar um médico para obter o diagnóstico e tratamento adequado.

The post Primavera aumenta casos de rinites e alergias, alertam especialistas appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.