Creme de chantilly: você não vai querer saber de outro recheio

Já imaginou usar creme de chantilly em recheios doces? Um clássico da pastelaria argentina, a receita é suave, arejada e com toque de doçura que conquistou os corações hermanos, e pode conquistar os brasileiros também.

A origem surgiu na cozinha francesa do século XVII, mais especificamente ao Château de Chantilly, de onde vem o nome. Atualmente, o creme chantilly é sinônimo de sofisticação e simplicidade, um produto básico em qualquer cozinha que pode ser preparado em poucos minutos.

Imagem mostra creme de chantilly

Creme de chantilly vai ganhar seu coração – Foto: Freepik/Reprodução

Este creme é simplesmente chantilly com açúcar e baunilha, mas tem um charme especial pela textura leve e fofa. É ideal para dar um toque final a qualquer sobremesa e a sua versatilidade permite que seja utilizado nos mais variados preparos, desde decorações elegantes até simples acompanhamentos de frutas frescas.

Apesar da simplicidade, dominar a técnica de bater pode ser a chave para obter um creme perfeito que mantenha a estrutura sem se tornar líquido.

imagem mostra creme de chantilly

Creme de chantilly é a dica para recheios doces – Foto: Reprodução/ND

Ingredientes

  • 500 ml de creme de leite ou chantilly (com pelo menos 35% de gordura)
  • 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro ou de confeiteiro
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional).

Receita de creme chantilly

Fazer creme de chantilly em casa é mais fácil do que parece e com apenas três ingredientes você terá um resultado delicioso.

O segredo é usar creme de leite bem frio e bater na velocidade certa para obter a textura perfeita. Com um pouco de paciência, você obterá um creme leve, doce e cheio de sabor de baunilha.

Refrigerar os utensílios:

Antes de começar, coloque a tigela e as varetas na geladeira por cerca de 10 minutos para ficarem bem frias. Isso ajuda o creme a bater mais facilmente.

Prepare o creme:

Despeje o creme de leite frio na tigela previamente resfriada. Adicione o açúcar e a baunilha: Adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e o extrato de baunilha às natas.

Chicote:

Na batedeira em velocidade média-alta, comece a bater o creme. Faça isso até começar a engrossar.

Bata as natas:

Aumente a velocidade e continue batendo até as natas formarem picos suaves. Tenha cuidado para não misturar demais, pois pode virar manteiga.

Use ou leve à geladeira

Utilize o creme chantilly imediatamente para decorar sobremesas, ou guarde na geladeira por no máximo 2 horas para manter a textura.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.