Céu limpo no RS, mas fumaça dos Incêndios deve retornar nesta semana

Após semanas encoberto pela fumaça dos incêndios florestais que atingem o Brasil e países vizinhos, o céu do Rio Grande do Sul voltou a ficar azul nesta segunda-feira (16). A melhora na qualidade do ar é resultado do avanço de uma frente fria, que trouxe chuva e dissipou grande parte da pluma de fumaça sobre o Estado. Dados do Serviço de Monitoramento Atmosférico do Copernicus, vinculado à Agência Espacial da União Europeia (ESA), confirmam a baixa concentração de aerossóis sobre a região desde o último sábado (14).

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou mais de 57 mil focos de incêndio apenas em setembro, formando um corredor de fumaça que se estendeu por todo o território nacional. No Rio Grande do Sul, entre os dias 13 de agosto e 13 de setembro, o Estado teve apenas dois dias com céu limpo.

Com a chegada da chuva e do vento frio no fim da semana passada, a fumaça foi parcialmente dispersa, permitindo que o ar no Estado, incluindo Porto Alegre, voltasse a uma condição de qualidade “boa”. A agência suíça IQAir, que monitora a poluição do ar globalmente, apontou que o índice de qualidade do ar na Capital foi de 42 nesta segunda-feira, uma significativa melhora em relação à sexta-feira (13), quando o índice chegou a 157, considerado “insalubre”.

Previsão

No entanto, os meteorologistas preveem o retorno da fumaça a partir de quinta-feira (19). Com o avanço da frente fria para outras regiões do Brasil, os ventos que sopram do Norte voltarão a trazer partículas de fumaça para o Rio Grande do Sul. A previsão é que a qualidade do ar comece a piorar novamente na quinta, com o índice chegando a 116, o que é considerado “insalubre para grupos sensíveis”. Na sexta-feira (20), esse índice deve subir ainda mais, chegando a 145, colocando a população em estado de alerta, especialmente os mais vulneráveis.

Impactos

A poluição causada pela fumaça afeta a saúde respiratória, principalmente de crianças, idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes, como asma e bronquite. Com a previsão de retorno da fumaça, a recomendação é que esses grupos evitem a exposição prolongada ao ar livre nos dias com índices elevados.

The post Céu limpo no RS, mas fumaça dos Incêndios deve retornar nesta semana appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.