Dois casos de estelionato envolvendo um site falso da empresa de energia elétrica RGE têm deixado diversas vítimas na região. Os casos mais recentes foram registrados na terça-feira, sendo ambos no Bairro Santo Antônio, em Lajeado.
Ambos os casos foram semelhantes. Em um deles, a vítima recebeu uma notificação da RGE sobre inadimplência da conta de energia de dezembro de 2023. Ao acessar o site da empresa por meio de um link patrocinado no Google, a vítima verificou o débito de R$338,79 e efetuou o pagamento via pix.
No entanto, ao visitar a empresa, descobriu que o débito ainda estava pendente. Após orientação da RGE, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado.
No outro caso, a vítima relatou ter entrado no site da RGE para pagar sua conta de luz. Após preencher o CPF, foi gerada a fatura do respectivo mês com um código QRCode para pagamento. O pagamento foi efetuado, mas ao verificar o comprovante, percebeu que o beneficiário do pagamento estava em outro nome, ao invés da distribuidora de luz RGE. A vítima registrou ocorrência na DPPA de Lajeado por orientação da própria RGE.
A empresa aconselha vítimas a registrar boletim de ocorrência e fornece orientações de segurança. Recomenda o acesso à conta digital apenas pelo link [email protected] e alerta sobre a verificação cuidadosa ao usar sites de busca.
O pagamento deve ser confirmado somente após certificar-se do valor e informações do favorecido, com atenção ao CNPJ 02.016.440/0001-62. Canais de atendimento incluem WhatsApp, SMS e call center. Mais informações em https://www.rge-rs.com.br/fato-ou-fake.
The post Golpe online utilizando falsos sites da RGE deixa mais vítimas em Lajeado appeared first on Agora No Vale.