CDL realiza palestra com Professores sobre a Reforma Tributária, e seus impactos econômicos no meio empresário em Sousa; Vídeo

A Câmara de Dirigentes Logísticos (CDL) na Cidade de Sousa proporcionou na noite desta segunda-feira (11), palestra sobre as mudanças ocorridas com a nova Reforma Tributária no Brasil.

Conforme, Francisco Rodrigues de Oliveira, presidente da CDL, o evento serviu para debater, e retirar dúvidas dos principais pontos da Nova Reforma Tributária, aonde impõe severas mudanças na maneira de arrecadar, e pagar os impostos no Brasil.

Os professores do Curso de Administração da UFCG, Campus de Sousa, Dr. Dinarte Fernandes, e Gilliard Targino, dissertaram sobre a Emenda Constitucional (PEC) 45, também conhecida, como “Reforma Tributária”, responsável por alterar de forma significativa o modelo brasileiro de tributação sobre o consumo, extinguindo os tributos atuais (PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS) e estabelecendo dois novos tributos sobre valor agregado: a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

Francisco Rodrigues, presidente da CDL, lamentou ausência de muitos empresários, comerciantes, lojistas ao auditório da Entidade para acompanharem, e tirarem suas dúvidas das novas normativas que estão sendo implementadas com a Reforma Tributária que vão impactar diretamente da vida, e no dia-a-dia das Empresas  futuramente.

– O evento foi para que nosso filiado da CDL tomasse conhecimento das informações sobre a Reforma Tributária. Só que não compareceu um número de gente maior, mas com a tendência a gente vai explicar as pessoas, e vão entender por que é de interesse de toda a população, inclusive, dos comerciantes, justificou, Francisco Rodrigues, “Baixinho das Bicicletas”.

O Professor, Dinart Fernandes relatou que foi apresentando durante a palestra a Emenda Complementar que trouxe as mudanças para a Constituição Federal no capítulo que trata das finanças e tributações.

– Nós temos muitas regulamentações ainda para acontecer agora em 2024/2025, mas de uma forma em geral nós já sabemos o que nos espera. Mesmo pelos próximos dez anos, período de transição, a expectativa de um aumento na carga tributária, alíquota deverá ser definida no próximo ano, frisou o Professor.

Dinart Fernandes que faculta aulas no Curso de Administração da UFCG em Sousa revelou também que na Reforma Tributária foi inserida um novo imposto seletivo apelidado por alguns tributaristas pelo importo do pecado traduzido da expressão inglesa Sin Tax, é uma modalidade de tributação de bens e serviços considerados de alto potencial ofensivo à sociedade como o álcool, doces, tabaco, armas de fogo, apostas on-line e outros bens e serviços que o legislador considere danosos à saúde ou ao meio ambiente, que muitos vão ter que pagar, e ainda não estão ciente o valor da alíquota.

A Emenda Constitucional (PEC) 45 para o Professor, Dr. Gilliard Targino ela precisará passar ainda por provação de Lei Complementar para que haja de fato o regulamento do pleno exercício funcional.

Neste período de transição, existem muitas dúvidas que precisam ser dirimidas, e compreendidas pelos Empresários, comerciantes, e, até mesmo pela população.

-A própria Emenda faz referencia a 73 vezes a Lei Complementar. Então é em si não é alto suficiente, por que é uma norma que existe a regulamentação. É o que temos a respeito. Conforme a Legislação for surgindo é evidentemente precisa-se fazer reflexão e discussões em um entorno das novas normas complementares, resumiu.

No final da Palestra que contou com empresários, comerciantes, e alunos de administração, o presidente da CDL, Francisco Oliveira, outorgou aos professores uma placa de reconhecimento social por parte da Entidade. 

Fonte: Repórter PB

source
Fonte : Repórter PB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.