Na hora de comprar um carro usado, atente-se a cinco pontos importantes

Siga nosso Instagram @saobentoemfoco

No último ano, o Brasil comercializou mais de 14 milhões de veículos usados. Neste tipo de transação, é preciso ter um pouco mais de cuidado, principalmente na qualidade do modelo que tem a intenção de adquirir. No momento da compra de um carro seminovo ou usado, a verificação de sua procedência é indispensável para saber se é, ou não, uma boa opção.

Para assegurar uma transação livre de contratempos e garantir a integridade do veículo, o ideal seria realizar um laudo cautelar minucioso, acompanhado de uma avaliação estética abrangente do automóvel. Mas o próprio motorista pode realizar cinco verificações que devem ser feitas para identificar quaisquer reparos escondidos, aponta a plataforma InstaCarro.

“A segurança e a satisfação dos consumidores devem ser prioridade para os vendedores de veículos. Algumas pessoas podem tentar esconder que os carros sofreram alguma colisão importante, com dano na parte estrutural do veículo, com uma estética, aparentemente, impecável. Para evitar surpresas desagradáveis, incentivamos os compradores a realizarem laudos cautelares antes de concluir qualquer transação”, aponta Luca Cafici, CEO da InstaCarro. 

Entre os pontos que o próprio motorista pode analisar estão a verificação da pintura, verifique a carroceria do veículo sob diferentes ângulos de luz e note se há diferenças de tonalidade de cor ou mesmo de textura, o alinhamento das peças, analise o alinhamento de portas, capô e porta-malas. O vão entre as peças deve ser padrão em todas elas. Desalinhamentos podem indicar que o veículo passou por reparos não documentados.

Confira também o estado das soldas, inspecione as soldas nas emendas de chapas (abaixo das borrachas de vedação das portas) e também nas áreas críticas do veículo, como nas longarinas. Reparos mal feitos podem apresentar sinais visíveis nessas regiões, como presença de ferrugem ou pontos de solda diferentes na mesma peça.

Observe possíveis sinais de revestimentos e adesivos não originais. Eles podem estar ali não para “enfeitar”, mas para esconder imperfeições na pintura, atitude, infelizmente, muito comum. Por fim, verifique o interior do veículo em busca de diferenças de cor, textura ou mesmo de cheiros. 

Volante e painel com aspecto estranho podem indicar que o airbag foi deflagrado (em uma possível colisão) ou mesmo de cheiros incomuns, o que pode indicar que o veículo é recuperado de enchente.

Se, mesmo após realizar essas verificações, o motorista ficar com dúvida sobre a procedência do veículo, o ideal é realizar um laudo cautelar. Com ele, o comprador assegura que o veículo está em bom estado, evitando fraudes, prejuízos e até mesmo acidentes e, assim, fazer uma compra segura de um usado ou seminovo.

// Load Script Denakop
var w = window.top,
d = w.document,
s = d.createElement(“script”),
b = d.head || d.getElementsByTagName(“head”)[0];
s.src = “https://v3.denakop.com/denakop.js”;
s.type = “text/javascript”;
s.async = true;
s.setAttribute(“data-cfasync”, “false”);
b.appendChild(s);
w.denakoptag = w.denakoptag || {
cmd: []
};
w.denakoptag.cmd.push(function() {
w.denakoptag.setAccountId(10529);
});

// Load Script Vidoomy
// var w2 = window.top, d2 = w2.document, s2 = d2.createElement(“script”), b2 = d2.head || d2.getElementsByTagName(“head”)[0];
// s2.src = “https://ads.vidoomy.com/diariodopoderbr_17211.js”;
// s2.type = “text/javascript”;
// s2.async = true;
// b2.appendChild(s2);

// Load Script Truvid
if (document.querySelector(‘#ddp-truvid’) && (widthScreen
source
Fonte

Diario do Poder

Adicionar aos favoritos o Link permanente.