Vídeo: Trabalhadores da coleta de lixo em Blumenau protestam após morte de colega em acidente

Trabalhadores da empresa responsável pela coleta de resíduos em Blumenau realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (11), em frente à sede da Racli Limpeza Urbana, no bairro Salto do Norte. O protesto aconteceu após a morte de Ezequiel Ramiro, de 27 anos, que trabalhava como coletor de lixo e morreu na terça-feira (10), quando o caminhão em que estava tombou no bairro Progresso.

Durante o ato, os funcionários fizeram uma oração e pediram por melhores condições de trabalho, alegando que os caminhões utilizados na coleta não são seguros. Em função da paralisação, os serviços de coleta seletiva e orgânica foram interrompidos.

Veja o vídeo:

O acidente que matou Ezequiel ocorreu na Rua Anna Labes, quando o caminhão perdeu força ao subir uma ladeira e desceu de ré. O motorista tentou evitar que o veículo caísse em um barranco, mas o caminhão tombou, e Ezequiel, que estava pendurado na parte externa do veículo, foi esmagado. Ele trabalhava na função há menos de um mês.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O que diz a empresa

A Racli Limpeza Urbana lamentou a morte de Ezequiel e afirmou que está prestando assistência à família. Em nota, a empresa garantiu que segue todas as Normas Regulamentadoras (NR) de segurança do trabalho, promovendo treinamentos, manutenção periódica dos caminhões e fornecendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores.

Ainda segundo a empresa, as manutenções dos veículos são realizadas regularmente, com equipes especializadas, e as condições de segurança são auditadas de acordo com as normas ISO 9001 e ISO 14001. A Racli informou que uma investigação sobre o acidente está em andamento para identificar a causa e evitar novas ocorrências.

O que diz o Samae

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau, responsável pelo contrato com a Racli, informou que foi surpreendido pela paralisação dos trabalhadores. A autarquia acompanha as negociações entre os funcionários e a empresa e reforçou o compromisso com a segurança dos trabalhadores, além de garantir que está monitorando a situação para que os serviços sejam normalizados o quanto antes.

Leia mais

Identificado trabalhador que morreu em acidente com caminhão da coleta de lixo em Blumenau

Empresa de coleta de lixo em Blumenau emite nota após acidente com caminhão que matou trabalhador

SC enfrenta onda de calor com temperaturas acima dos 30°C e baixa umidade

O post Vídeo: Trabalhadores da coleta de lixo em Blumenau protestam após morte de colega em acidente apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.