Prefeitura de Blumenau notifica Blumob para retomar os serviços do transporte coletivo

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), notificou a Blumob para que retome imediatamente o transporte na cidade, sob pena de multa. Conforme o município, a Blumob foi instruída a realizar todas as medidas administrativas e jurídicas necessárias para garantir o restabelecimento completo do transporte coletivo na região.

Segundo a Prefeitura de Blumenau, “a paralisação é ilegal, irregular e desrespeitosa, que deixou cidadãos de todas as idades desamparados, sem qualquer aviso prévio conforme previsto em lei, e sem a manutenção mínima dos serviços”. A Administração Municipal, ressaltou, ainda, que não há espaço para negociações com quem adota práticas prejudiciais à comunidade.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

“É importante destacar que o sistema de transporte coletivo estava operando de forma regular, com salários e benefícios em dia, sem nenhuma anormalidade que justificasse a paralisação. O que se observa é uma tentativa de desestabilização por trás de interesses políticos e sindicais, os quais não serão tolerados pela população de Blumenau”, disse a prefeitura.

Segurança

A Prefeitura afirma que está em contato com a Polícia Militar para garantir a segurança nos terminais durante todo o processo de retomada do serviço. Em nota, a Prefeitura diz que “Blumenau não aceitará o desrespeito de um sindicato que prejudica não apenas a empresa concessionária, mas também os colaboradores dispostos a trabalhar e toda a comunidade que depende do transporte público”.

Sem ônibus, passageiros são surpreendidos

A população de Blumenau amanheceu nesta terça-feira (12) sem transporte coletivo. A paralisação, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos de Blumenau (Sindetranscol), é motivada pela falta de segurança nos terminais urbanos da cidade.

Quem chegou cedo nos terminais urbanos da cidade se deparou com motoristas e cobradores com os braços cruzados. A situação deixou os moradores preocupados e indignados, pois muitos não sabiam como chegar ao trabalho.

“Mais um dia os trabalhadores sem ônibus”, disse Salete de Souza. “Agora às 4h30 da manhã, como iremos trabalhar? É uma vergonha”, comentou Mari Isabel.

“Estamos todos aqui no terminal da Proeb sem saber como ir para o trabalho”, disse Maria Helena, que estava esperando o ônibus no terminal.

Alternativas para se locomover

Sem ônibus, muitos passageiros buscaram alternativas para se locomover. Alguns tentaram carona, chamaram um táxi ou usaram aplicativos de viagem, que tiveram um salto nos preços devido à alta demanda.

Prefeitura e Blumob se manifestam

Em nota, a Prefeitura de Blumenau reconheceu os transtornos causados pela paralisação e informou que os corredores de ônibus estão liberados para a circulação de veículos particulares durante o período da paralisação. A administração municipal também disse que está empenhada em buscar uma solução rápida para o problema.

A Blumob, empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo, também se manifestou por nota, lamentando a greve e afirmando que adotará as medidas judiciais cabíveis.

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Centro de Atendimento Dengue em Blumenau realiza mais de 680 procedimentos nessa segunda-feira

Polícia investiga esquema de fraude em licitações; prefeituras de Blumenau e Indaial teriam sido vítimas; entenda

Risottaço: ação solidária ocorre neste sábado e busca beneficiar Renal Vida e AAPPM de Blumenau

O post Prefeitura de Blumenau notifica Blumob para retomar os serviços do transporte coletivo apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.