Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Civil deflagrou uma operação contra um grupo criminoso na prática de fraude de licitações. O objetivo é de encerrar o esquema que vitimou as Prefeituras de Blumenau e de Indaial, no Vale do Itajaí.
Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca domiciliar e três mandados de prisão temporária. De acordo com a polícia, o esquema consistia na apresentação de atestados de capacidade técnica com possível falsidade ideológica. Esses documentos teriam sido apresentados em diversas licitações na Prefeitura de Blumenau e em uma licitação na Prefeitura de Indaial.




As licitações dizem respeito aos serviços de roçada e plantio de mudas de flores, além da ornamentação de logradouros públicos.
Até o momento, a empresa investigada já recebeu R$ 2.215.248,00 da Prefeitura de Blumenau, bem como R$ 1.750.039 da Prefeitura de Indaial, segundo os portais da transparência. A Polícia Civil informou que a maior parte desse valor é proveniente de licitações com apresentação de documentos suspeitos.
Em nota, a Prefeitura de Blumenau diz que foi notificada como vítima do suposto golpe e que o município não é alvo da investigação. Confira na íntegra o que diz a prefeitura:
“A Prefeitura de Blumenau foi notificada oficialmente no meio desta manhã de terça-feira, dia 12, sobre uma operação da 4ª Delegacia de Polícia. A referida operação investiga possível fraude em esquema de licitação.
Informamos também que fomos notificados como vítimas do suposto golpe e que a Prefeitura não é alvo da investigação. Diante das informações apresentadas pela Polícia, a Prefeitura também suspendeu a execução e irá auditar dos contratos com a referida empresa.
A Prefeitura reforça que preza pela transparência e se coloca à disposição para os devidos esclarecimentos legais diante da investigação, e, se necessário, tomará as medidas cabíveis”.
A Prefeitura de Indaial também se manifestou sobre o caso. Em nota, o Executivo Municipal afirma que não recebeu nenhuma comunicação oficial da delegacia. Veja na íntegra:
“A Prefeitura de Indaial informa que ficou surpresa com a notícia divulgada nos veículos de comunicação nesta terça, 12 de março, de que o Município teria sido vítima de um esquema criminoso com cometimento de fraude em processo licitatório.
Até o momento, a Prefeitura não recebeu nenhuma comunicação oficial por parte da 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção. Estamos aguardando também a coletiva de imprensa que será realizada pelo órgão na manhã de hoje, prevista para ocorrer às 11h, para tomar ciência dos fatos e adotar as medidas cabíveis ao caso”.
Em vídeo, o procurador-geral de Indaial, Edenilson Trapasolli, também trouxe mais informações. Segundo ele, “não houve nenhuma prisão ou cumpromento de mandado de busca e apreensão em Indaial. O que nos leva a crer que o município tenha figurado como vítima da situação”, completa.
A operação contou com apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, juntamente com a Decor/Deic, 2ª Decor e 3ª Decor, além de policiais da 3ª Delegacia de Polícia Regional, da Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente (Dpcami) de Blumenau e das Delegacias das Comarcas de Ascurra, Pomerode e Timbó, coordenados pela equipe de investigação da 4ª Decor.
Leia mais notícias de Blumenau e região:
Ex-deputado Pizzolati vai a júri popular em agosto, decide justiça
Vestígios no local do crime podem indicar quem esteve na casa de jovem encontrada morta em Blumenau
Movimento SC pela Educação oferece mais de 1.300 vagas de emprego; saiba mais
O post Polícia investiga esquema de fraude em licitações; prefeituras de Blumenau e Indaial teriam sido vítimas; entenda apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.