600 kg de tradição: ‘maior moqueca capixaba do mundo’ será feita em panela de barro gigante no ES


8º Festival da Moqueca Capixaba será realizado em Iriri, no Sul do Espírito Santo, entre os dias 5 e 8 de setembro. Até a culinária japonesa será adaptada com um hot philadelphia feito de moqueca de camarão. Moqueca capixaba produzida no Festival da Moqueca Capixaba em Anchieta, Espírito Santo
João Alexandre/Divulgação
O mais famoso prato da cultura e culinária do Espírito Santo vai ganhar sua maior versão. Um evento gastronômico em Iriri, em Anchieta, no Sul do estado, promete produzir a “maior moqueca capixaba feita em panela de barro do mundo”, segundo os organizadores. Depois de pronta, ela terá 600 quilos.
Mas o evento, como nas edições anteriores, terá outros pratos curiosos, como um hot Philadelphia também feito de moqueca.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O 8º Festival da Moqueca Capixaba será realizado entre os dias 5 e 8 de setembro. Para cozinhar a moqueca, será necessária uma panela de tamanho especial, que será confeccionada pela Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. O recipiente gigante terá 1,15 metro de diâmetro.
A preparação da moqueca vai levar cerca de 300 kg de peixe cherne, 180 kg de tomates maduros, 90 kg de cebola, 3 kg de alho, 60 litros de azeite de urucum, 600 maços de coentro, 300 maços de cebolinha, 1 litro de suco de limão e sal a gosto.
Moqueca capixaba produzida no Festival da Moqueca Capixaba em Anchieta, Espírito Santo
João Alexandre/Divulgação
Durante o evento, os visitantes poderão comprar uma mini panela de barro no valor de R$ 50, que será servida com uma porção da moqueca e arroz e pirão. Mais de 6 mil visitantes são esperados no festival.
“Nós escolhemos a moqueca como prato principal do evento porque ela é o ícone da culinária capixaba. Então, nós vimos um potencial não só econômico, como de turismo, porque quando começamos, a nossa ideia era só movimentar o balneário. Porém, ficou tão grande que hoje nós temos esse festival como o maior evento do Balneário de Castelhanos”, explicou Néia Dalbon Porto, presidente da Associação Castelhanos em Ação, organizadora do evento.
Sushi de moqueca
Nos últimos três anos, o evento tem surpreendido os paladares aventureiros com pratos inusitados. As receitas incluíram pastel e hambúrguer, ambos feitos de moqueca. Este ano, a inovação ficou por conta de uma parceria com um restaurante japonês, que combinou o tradicional prato da culinária capixaba com toques da gastronomia oriental.
Hot philadelphia feito de moqueca de camarão em Anchieta, Espírito Santo
João Alexandre/Divulgação
A novidade deste ano é o hot Philadelphia de moqueca de camarão, criado especialmente para o evento. O prato é uma fusão entre a moqueca de camarão capixaba com o shari (arroz utilizado no preparo do sushi), alga nori e cream cheese.
“O maior desafio que encontramos para preparar esse novo hot foi a elaboração de uma moqueca mais consistente para utilizar como recheio do sushi e a nivelação dos sabores entre os temperos, o camarão e o arroz”, revelou Fabio de Almeida, proprietário do Taiyo Sushi Bar.
O hot Philadelphia de moqueca de camarão será lançado no dia 5 de setembro no estande do restaurante no festival. Depois, o prato será adicionado ao cardápio oficial do estabelecimento.
Modo de preparo da moqueca
Numa panela de barro pré-aquecida, refogue no óleo de urucum a cebola, o tomate picado em cubos e o alho espremido. Nessa “cama” preparada pelos temperos, coloque o cherne previamente temperado com sal, cobrindo com mais tomate, cebola e cheiro-verde (coentro e cebolinha).
Depois, regue com limão e feche a panela para que o peixe e os temperos soltem caldo. Importante: não se coloca água em moqueca capixaba. O caldo vem dos próprios ingredientes.
Após um período entre 3 e 5 minutos, dependendo do peixe e do tamanho da moqueca, vire as postas de peixe delicadamente usando espátulas ou colheres grandes. Deixe completar o cozimento (aproximadamente o mesmo tempo) aproveitando para corrigir o sal e o limão.
Para finalizar o prato, regue com azeite de oliva e coloque cheiro-verde por cima. A cebolinha pode até ser opcional, mas o coentro é parte fundamental da moqueca capixaba.
Programação
Dia 5
8h às 17h – Atividades de Educação Ambiental com o Iema e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa;
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras;
19h às 21h – Apresentação Cultural com Os Brandarinos;
21h às 23h – Show com Gustavo Ribeiro.
Dia 6
8h às 16h – Atividades de Educação Ambiental com o Iema e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa;
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras;
17h às 18h – Encontro Clube Capixaba;
19h às 20h – Preparo do Moquecão;
20h às 22h – Show com Gardênia Marques – Projeto Capixabices;
22h à 0h – Show com Trio Maracá.
Dia 7
8h às 10h – Caminhada “No Cheiro da Moqueca”;
10h às 12h – Preparo do Moquecão;
12h as 14h – Show com Ananda e Vanessa: Show Sorte;
14h às 15h – Aula Show Kids de Óleo de Urucum: Chef Indígena Dona Zilma;
15h às 18h – Moquecão Cultural;
19h às 21h – Show com Lore Dalvi;
22h à 0h – Show com Banda Som e Cia.
Dia 8
10h às 11h – Abertura do pavilhão;
11h às 14h – Show com Charlin Vieira;
15h às 16h – “Beleza não tem Idade nem Medida”;
16h às 19h – Show com Gabriel Rezzende;
19h às 20h – Encerramento do Evento.
Serviço
8º Festival da Moqueca Capixaba
Quando: 5 a 8 de setembro;
Onde: Balneário de Castelhanos, em Anchieta. Avenida Beira Mar, Praia de Castelhanos;
Mais informações: (27) 98888-3593;
O evento é aberto ao público.
*Bruno Nézio é aluno do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo foi editado pelo editor Vitor Ferri.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.