Opositor de Maduro reage a pedido de prisão e pede divulgação das atas

Nesta terça-feira (3), Edmundo González, candidato opositor na Venezuela, se manifestou pela primeira vez após o Ministério Público solicitar sua prisão por ignorar três intimações para depoimento. Em um comunicado, González criticou a decisão e pediu a divulgação das atas eleitorais, alegando ter vencido as eleições presidenciais contra Nicolás Maduro.

Até o momento, seu paradeiro é desconhecido. González enfrenta acusações por supostos crimes como usurpação de funções e falsificação de documentos. Os órgãos de polícia são controlados por Maduro, assim com o o Ministério Público.

As autoridades acusam que as atas apresentadas pela oposição são falsas, enquanto a ONU confirma sua veracidade. A ação ocorre no mesmo dia em que os EUA apreenderam um avião vinculado ao governo Maduro. O paradeiro de Gonzáles é desconhecido.

Em um comunicado na plataforma de oposição, González criticou a decisão. “O que o país precisa é ver as atas eleitorais, não de ordens de apreensão”.

O opositor nasceu em 1949 em La Victoria, uma pequena cidade a cerca de 110 quilômetros de Caracas onde ocorreu uma das batalhas mais heroicas da guerra de independência. González viveu e estudou em La Victoria até se mudar para a capital, onde cursou o ensino superior.

Formou-se em Estudos Internacionais pela prestigiada Universidade Central da Venezuela (UCV) e, depois, ingressou na Chancelaria. Como diplomata, morou na Bélgica e nos Estados Unidos. Foi embaixador na Argélia (1994-99) e na Argentina (1999-2002).

The post Opositor de Maduro reage a pedido de prisão e pede divulgação das atas appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.