Starlink pode perder autorização para operar no Brasil, diz Anatel

A Starlink, empresa de internet por satélite de Elon Musk, pode perder sua autorização para operar no Brasil caso se confirme que a empresa está descumprindo uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de Moraes determina a derrubada do acesso ao X (antigo Twitter) no país.

Em entrevista a um programa jornalístico, nesta segunda-feira (2), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, declarou que, caso haja provas de que a Starlink está desobedecendo à decisão judicial, um processo administrativo será aberto. Durante o processo, a empresa terá o direito à ampla defesa.

Baigorri ressaltou que a Anatel está monitorando o cumprimento da ordem judicial pela Starlink. Se for constatada a desobediência, o caso será reportado ao ministro Moraes, e a Anatel tomará as medidas administrativas cabíveis contra a empresa.

No domingo (1º), a Starlink comunicou ao presidente da Anatel que não cumpriria a decisão de Moraes até que as contas da empresa, que foram bloqueadas por determinação do ministro, fossem desbloqueadas pela Justiça.

A Starlink conta com 225 mil usuários no Brasil, sendo a 16ª maior operadora de internet no país. Tanto a Starlink quanto o X são empresas de Elon Musk, que vem sendo alvo de inquéritos no STF por não bloquear perfis que disseminam desinformação e ataques às instituições democráticas, além de não pagar multas impostas pelo Supremo desde abril deste ano.

The post Starlink pode perder autorização para operar no Brasil, diz Anatel appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.