Operadoras passarão a cobrar por uso de dados em aplicativos gratuitos, indica Anatel

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, sugeriu que as companhias de telecomunicações brasileiras estão se encaminhando para um novo cenário. Nessa nova perspectiva, o uso sem custo de aplicativos específicos como WhatsApp, TikTok e Instagram, pode ser substituído por uma taxa individual por conteúdo. A questão foi discutida por Baigorri durante o MWC 2024, o principal evento de conectividade global.

Baigorri explicou que a estratégia conhecida como “zero rating”, onde certos aplicativos não utilizam dados da franquia, não é uma questão de regulamentação, mas sim um assunto comercial. Ele declarou que as companhias de telecomunicações são livres para usar essa tática, entretanto, ressaltou que as operadoras estão procurando uma nova direção devido às transformações no mercado.

As maiores companhias de telecomunicações do Brasil divulgaram recentemente uma carta aberta pedindo uma divisão mais equitativa dos custos associados à infraestrutura da internet. Empresas como Claro, TIM, Vivo e Algar Telecom solicitam que grandes empresas de tecnologia, como Google, Meta (Instagram e WhatsApp) e Netflix, contribuam para a manutenção e ampliação da infraestrutura da internet.

As empresas de telefonia sustentam que o crescimento do uso médio de dados por smartphone na América Latina, que se prevê que quadruplique para 40 GB até 2028, exigirá investimentos consideráveis, e as receitas presentes não serão adequadas.

Quanto à inquietação dos clientes a respeito de um possível incremento de custos, Baigorri admitiu que é incerto como as empresas de telecomunicações transmitirão essa alteração aos seus usuários. Ele ressaltou que a Anatel está realizando uma coleta de contribuições acerca das obrigações dos usuários de redes telefônicas, válidas tanto para indivíduos quanto para fornecedores de aplicações online.

A atividade das empresas de telecomunicações brasileiras, por exemplo, a Claro eliminando aplicativos ilimitados de seus novos pacotes, sugere uma reformulação de suas ofertas e implica o término do modelo de “zero rating”. Conscientes das dificuldades do 5G e do aumento contínuo do uso de dados, as operadoras estão buscando novas táticas para apoiar seus investimentos em infraestrutura. As informações são do Tecnoblog.

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