Clareamento dental e outras formas de manter os dentes mais brancos


Especialista fala sobre como deixar os dentes mais brancos e explica mais sobre clareamento dental Clareamento dental e outras formas de manter os dentes mais brancos
Reprodução/Envato
Você já notou os seus dentes mais amarelados e ficou com vontade de fazer um clareamento dental? O Dr. Cristian Higashi fala sobre esse processo e dá dicas de como podemos manter os dentes mais brancos naturalmente. Confira!
Por que os dentes ficam amarelados?
O especialista explica que existem dois tipos de fatores que levam ao escurecimento dos dentes: manchas extrínsecas e manchas intrínsecas.
As extrínsecas são manchas na superfície externa dos dentes e são causadas por alimentos, bebidas, tabagismo, má higiene bucal ou pelo envelhecimento. Esse tipo de escurecimento é mais fácil de ser removido ou reduzido, por meio de limpeza dental, melhores hábitos de higiene bucal e clareamento dental simples.
Já as intrínsecas são aquelas que mancham os dentes no seu interior, afetando a cor da dentina e do esmalte. Elas são causadas, mais comumente, por traumas dentais, uso de certos medicamentos, excesso de flúor e, também, pelo envelhecimento natural.
As manchas intrínsecas são mais desafiadoras e podem exigir tratamentos mais intensivos, como clareamento interno, clareamento prolongado, microabrasão ou até mesmo restaurações dentárias.
Independente do tipo de mancha que você apresenta, é preciso consultar um profissional qualificado para entender as origens do escurecimento e orientar qual é o melhor caminho para contornar esse desconforto.
Os principais tipos de clareamento dental
Para deixar os dentes mais brancos, muitos recorrem ao clareamento. O Dr. Cristian comenta que os dois tipos de procedimento mais recomendados pelos especialistas para devolver o aspecto branco aos dentes é o clareamento dental em consultório e o clareamento dental caseiro supervisionado. Ele aponta as principais diferenças entre os dois:
Clareamento dental em consultório: é a forma mais rápida e eficaz de clarear os dentes. Por ser realizado por um dentista, há maior garantia de segurança e de resultados. Ainda há um cuidado maior para reduzir a sensação de sensibilidade que é comum durante o clareamento.
Clareamento dental caseiro supervisionado: é uma forma mais flexível, acessível e onde o paciente tem um maior controle do nível de clareamento desejado. A partir de uma placa removível, o próprio paciente realiza o procedimento em casa, entre duas a quatro semanas, sempre fazendo o acompanhamento com um dentista.
Mas optar por um clareamento não é a única opção para ter dentes mais brancos. Existem vários hábitos que podem ajudar a ter dentes brancos naturalmente. Além disso, também existem práticas necessárias para manter os resultados após a realização do clareamento. O dentista indica quais são elas:
Como clarear os dentes naturalmente?
De acordo com o especialista, alguns cuidados simples no dia a dia são suficientes para manter os dentes brancos e sem manchas. Entre eles, estão:
Evitar consumo excessivo de certos alimentos e bebidas. Alguns exemplos citados pelo especialista são café, chá preto, vinho tinto e refrigerantes. Ao realizar o consumo de algum deles, beba água logo em seguida.
Incluir alimentos crocantes na dieta. Maçãs e cenouras são exemplos de alimentos que ajudam a limpar os dentes naturalmente.
Beber bastante água ao longo do dia. A água ajuda a remover os resíduos de alimentos da boca e evitar manchas.
Parar de fumar. Segundo o dentista, o tabagismo é um dos principais responsáveis pelo escurecimento dos dentes.
Visitar regularmente o dentista. O profissional que acompanha a sua saúde bucal, por meio de limpezas profissionais, vai ajudar a remover as manchas que não são eliminadas na escovação diária.
Ter uma boa rotina de higienização bucal. Escovar os dentes com cremes de baixa abrasividade, utilizar escovas de cerdas macias e não deixar de usar o fio dental são práticas essenciais para manter os dentes mais brancos.
Escolher bem os produtos de oral care também é um ponto importante. É preciso contar com produtos eficazes e de confiança. Um exemplo de marca de saúde bucal que alia tecnologia com qualidade e que já ganhou diversos prêmios pelos consumidores é a bluem.
Os produtos da linha bluem são conhecidos por liberar oxigênio ativo, que ajuda a combater bactérias e manter a saúde bucal. Além disso, possuem escova com cerdas macias e creme dental de baixa abrasividade, o que pode contribuir para prolongar o efeito do clareamento dental, mantendo os dentes brancos por mais tempo e prevenindo novas manchas.
Conheça a bluem e transforme a sua saúde bucal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.