Morre, aos 93 anos, o empresário e apresentador Silvio Santos, fundador do SBT

Silvio apresentando o Programa Silvio Santos no SBT (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Faleceu neste sábado (17), aos 93 anos, o empresário e apresentador Silvio Santos. A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais. Silvio foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 18 de julho, para se recuperar de H1N1. Dois dias depois, recebeu alta, mas teve que retornar no dia 1º de agosto para passar por exames de imagem.

O icônico apresentador, cujo nome de batismo é Senor Abravanel, deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e teve as filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977.

Silvio Santos nasceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais eram imigrantes de origem judia e ele foi o mais velho de cinco irmãos. Comandou o Programa Silvio Santos desde 1963; e em 1981 ele fundou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Quando jovem, estudou Contabilidade enquanto trabalhava como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, vendendo canetas e capas de plástico para títulos de eleitor nas eleições de 1946. Na mesma época, começou a fazer pequenos trabalhos de locução de rádio.

Silvio apresentando o Programa Silvio Santos no SBT (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Aos 18 anos, Silvio Santos serviu ao Exército na Escola de Paraquedistas e começou a trabalhar para uma rádio no Rio. Mas só em 1954 ele assinou o primeiro contrato fixo como locutor, na Rádio Nacional de São Paulo. Depois, foi chamado pelo empresário Manuel de Nóbrega (pai de Carlos Alberto, da Praça é Nossa) para ser animador de seu programa na Rádio Nacional.

Em 1958, assumiu a empresa Baú da Felicidade, que era de Manuel de Nóbrega, e passou a fazer shows em circos para vender os carnês. No mesmo ano, estreou seu primeiro programa de TV, o Hit Parade, transmitido na TV Paulista.

Em 1975, venceu a concorrência para adquirir o Canal 11, do Rio de Janeiro, e no ano seguinte inaugurou a TVS. Em 1976, após sair da TV Globo, seu programa passou a ser transmitido nas TV’s Tupi e TVS do Rio. Em 1981, entrou no ar o SBT, uma das várias empresas do grupo, onde o Programa Silvio Santos viraria a principal atração.

Na sua trajetória de sucesso, sustos e polêmicas, tentou ser candidato a presidente da República, mas teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE); a filha Patrícia foi sequestrada em 2001 e ele foi feito de refém por sete dias pelo mesmo sequestrador; e no mesmo ano, meses antes, foi homenageado no Carnaval do Rio pela escola de samba Tradição.

SHOW DIÁRIO com G1-SP

source
Fonte
Diário do Sertão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.