Papa Francisco retoma atividades após período de saúde delicada

A saúde do papa Francisco parecia ter melhorado nesta sexta-feira ao presidir uma cerimônia em uma paróquia de Roma sem os sinais de fadiga de um ataque de bronquite que o obrigou a limitar suas atividades nas últimas duas semanas.

O pontífice de 87 anos parecia ter voltado mais ou menos ao normal durante uma visita de várias horas à igreja romana de São Pio V, não muito longe do Vaticano.

Ele leu sua homilia sobre o tema do perdão – em vez de delegar a um ajudante para falar por ele, como tem feito quase sempre desde o final de fevereiro – e improvisou grande parte dela.

Francisco instou os sacerdotes a não serem severos ao confessar os fiéis e a não vasculharem demais a vida privada das pessoas. Ele ouviu as confissões de cerca de 10 pessoas durante o serviço e no final parou para conversar com dezenas de fiéis em sua cadeira de rodas, sem mostrar sinais de desconforto.

A recente gripe e bronquite de Francisco começou em 24 de fevereiro, quando ele foi obrigado a cancelar reuniões por vários dias. Durante a maior parte das últimas duas semanas, seus assistentes leram os discursos para ele depois que ele fez breves introduções explicando que estava cansado.

Em 28 de fevereiro, Francisco foi a um hospital perto do Vaticano para fazer um check-up que, segundo fontes médicas, incluiu uma tomografia computadorizada.

No final do ano passado, o Papa fez uma tomografia computadorizada que descartou pneumonia, mas ele foi obrigado a cancelar uma viagem ao Golfo devido a um forte ataque de bronquite infecciosa aguda.

Francisco também vem sofrendo uma fratura no joelho e inflamação nos ligamentos, o que o levou a usar uma cadeira de rodas a partir de 2022. Mas ele normalmente consegue se locomover com uma bengala ou andador e a ajuda de assistentes para se levantar.

O Papa argentino também teve parte de um pulmão removido quando era jovem devido a uma infecção respiratória, e muitas vezes fala em sussurros mesmo quando não está doente. Em 2021, ele teve um pedaço do cólon removido e no ano passado passou por uma cirurgia de hérnia abdominal e teve tecido cicatricial intestinal removido.

De qualquer forma, Francisco cumpriu todos os compromissos que tinha programados esta semana. E o Vaticano confirmou sua presença em todos os eventos da Semana Santa, desde o Domingo de Ramos em 24 de março até 31 de março, com a missa da Ressurreição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.