Nathália Busatto, de 26 anos, faleceu em 28 de fevereiro após contrair dengue. A jovem estava prestes a se formar em Biomedicina pela Universidade Regional Integrada (URI) em Frederico Westphalen, no norte do Rio Grande do Sul.
Nathália não apresentava comorbidades que a tornassem mais suscetível à doença. Além de estudar, ela trabalhava com serviços estéticos. Sua morte causou comoção na comunidade local.
Ela é a vítima mais jovem de dengue no RS em 2024. Até o momento, 14 pessoas já morreram em decorrência da doença no estado. Mais de 14 mil casos foram confirmados e 466 municípios estão infestados com focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Frederico Westphalen é o sexto município com mais casos confirmados no RS, com 390 registros desde 1º de janeiro. A cidade de 32,6 mil habitantes já registrou duas mortes por dengue este ano.
A morte de Nathália serve como um alerta para a gravidade da dengue. É importante ficar atento aos sintomas da doença, que incluem:
- Febre alta e de início abrupto
- Dor de cabeça
- Dor no corpo e articulações
- Prostração
- Fraqueza
- Dor atrás dos olhos
- Manchas vermelhas na pele
Em casos mais graves, podem ocorrer:
- Vômito intenso
- Dificuldade para tomar líquidos
- Dor na barriga
- Sangramento
Se você apresentar qualquer um desses sintomas, procure atendimento médico imediatamente.
O governo do RS e os municípios estão realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como aplicação de larvicidas, fumacê e campanhas de conscientização da população.
Ainda não há previsão para a distribuição de vacinas contra a dengue através do SUS no estado.
The post Jovem de 26 anos morre de dengue dias antes de se formar em Biomedicina appeared first on Agora No Vale.