Vídeo: navio com bandeira do Reino Unido afunda, depois de ser atingido por ataque terrorista

Um vídeo divulgado nesta quinta-feira, 7, mostra o navio britânico Rubymar afundando no Mar Vermelho, depois de ataques terroristas do grupo Houthi. A embarcação foi atingida em 1º de março. 

Os ataques terroristas, com drones e mísseis, forçaram as empresas de navegação a desviar os navios para a rota mais longa. 

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Esse caminho passa ao redor do continente africano. O desvio da rota faz com que o comércio global seja interrompido, o que acarreta atraso nas entregas e, consequentemente, aumenta os custos de envio dos produtos transportados. 

Ataque terrorista em navio mata 3 pessoas no Mar Vermelho 

Na última quarta-feira, 6, os terroristas do Houthi atacaram a embarcação True Confidence, de propriedade grega e com bandeira de Barbados. O ataque também foi no Mar Vermelho. A embarcação foi atingida a cerca de 93 quilômetros da costa do Golfo do Áden, no Iêmen.

Leia também: “Navio de carga atingido por terroristas Houthis afunda no Mar Vermelho”

A Embaixada do Reino Unido no Iêmen condenou o ataque terrorista no Mar Vermelho, em sua conta oficial do Twitter/X. “Essa foi a consequência triste, mas inevitável do disparo imprudente de mísseis pelos houthis contra a navegação internacional”, escreveu o órgão diplomático. “Eles precisam parar.” 

Em 26 de janeiro, eles atacaram e incendiaram o navio petroleiro britânico Marlin Luana, também no Golfo do Áden. Na ocasião, a embarcação navegava entre a Somália, no nordeste da África, e o Iêmen, na Península Arábica. 

Leia mais: “Houthis atacam e causam incêndio em navio petroleiro britânico”

Os terroristas houthis, que são financiados pelo Irã, têm se dedicado a fazer ataques em navios desde novembro. Eles alegam que as ofensivas são em protesto à guerra de Israel contra o Hamas, um dos seus aliados na Faixa de Gaza. 

Leia também: “Marinha dos EUA intercepta mísseis houthis durante escolta de navios no Mar Vermelho”

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.