Câncer de pele: homem retira 200 tumores e fica com face desfigurada

Um ex-salva-vidas australiano precisou retirar cerca de 200 tumores provocados pelo câncer de pele. Uma das causas desse tipo de câncer é a exposição desprotegida ao sol e ele admite que não costumava usar nem chapéu e nem protetor solar durante o expediente à beira mar.

Após realizar os procedimentos, Leigh Raaschou ficou com a face desfigurada, com várias cicatrizes no corpo e no rosto e com a visão comprometida. “Como você pode ver pelos enxertos de pele, fizeram radioterapia em praticamente todas as áreas da minha cabeça”, desabafou Leigh, em entrevista à ABC News.

Atualmente, ele se dedica a contar história para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se protegeram da exposição solar excessiva.

 


0

O australiano chegou a ter de colocar uma placa de titânio na cabeça porque o câncer chegou a atingir parte de seu crânio. No entanto, uma infecção entre a prótese e o cérebro obrigou-o a retirar a placa. “Devido ao alto risco de sangramento no cérebro, os especialistas não vão colocá-lo de volta”, disse Leigh.

O último tumor foi retirado no ano passado, era um melanoma maligno, considerado o tipo de câncer de pele mais agressivo, pois possui alta possibilidade de se espalhar para tecidos e órgãos vizinhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente e corresponde a cerca de 30% de todos tumores malignos registrados no Brasil.

A doença apresenta um alto percentual de cura, caso seja detectada e tratada precocemente. O câncer de pele acomete, principalmente, as áreas do corpo que estão mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. 

Qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de pele, mas aquelas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores são mais sensíveis ao sol. 


0

Principais sintomas do câncer de pele

  • Manchas que coçam, descascam ou sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Como se proteger do câncer de pele 

  • Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
  • Procurar lugares com sombra;
  • Usar bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;
  • Antes de se expor ao sol, aplicar filtro solar na pele e nos lábios.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

source
Por Metrópoles

Adicionar aos favoritos o Link permanente.