Temperaturas vão cair em Santa Catarina

A passagem de uma frente fria no decorrer desta quinta-feira (8) favorece a ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões catarinenses. A chuva será no geral de fraca intensidade e com baixos acumulados, entretanto, em áreas do norte do estado, incluindo o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, a chuva pode vir acompanhada de raios e não descarta-se a ocorrência de temporais bastante isolados com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas à chuva.

A passagem da frente fria deverá ser acompanhada pela aproximação de uma massa de ar frio de origem polar, que deve contribuir para diminuição das temperaturas ao longo do dia, com as mínimas ocorrendo no final da noite na maioria das regiões, quando devem variar entre 4°C e 8°C entre o Grande Oeste e Planalto Sul e de 10 a 15°C nas demais regiões.

Na sexta-feira (9), à medida que a frente fria se afasta do estado e a massa de ar frio se aproxima ainda mais, o declínio das temperaturas se acentua em todas as regiões, fazendo com que as temperaturas mínimas, mais uma vez, sejam registradas ao final do dia, quando devem variar entre -1°C e 3°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana, 2°C a 6°C no Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e de 6°C a 11°C nas demais áreas.

É importante destacar que, apesar da divergência de cenários apontados por modelos meteorológicos, não descarta-se possibilidade de precipitação invernal (chuva congelada/graupel/neve) nas áreas de maior altitude do Planalto Sul e Meio-Oeste entre a noite de sexta-feira (09) e início da manhã do sábado (10). Entretanto, como trata-se de uma previsão que depende da combinação de vários fatores como temperatura, umidade e chuva, é necessário acompanhar as novas atualizações relacionadas à possibilidade do evento nos próximos dias.

No final de semana, as temperaturas seguem baixas no estado com marcas próximas ou abaixo de zero entre os planaltos e Meio-Oeste e inferiores aos 10°C no litoral. O sábado começa com maior nebulosidade nas áreas de divisa com o RS, mas diminui ao longo do dia, dando lugar a presença do sol. No domingo (11), há condições para formação de geada entre o Grande Oeste e os planaltos.

Entretanto, o frio não se restringe a esse período. A previsão indica que entre o início e a metade da próxima semana, a chegada de uma nova massa de ar frio de origem polar deve continuar favorecendo a ocorrência de baixas temperaturas no estado, com possibilidade de novos episódios de geada e temperaturas negativas em várias regiões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.