De cada três casos de dengue no Brasil, um é em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais apresenta um terço dos casos confirmados de dengue no Brasil. De acordo com o painel de monitoramento da doença elaborado e atualizado periodicamente pelo Governo Federal, 52 pessoas morreram no estado desde o começo do ano.

Enquanto o país registrou até o momento cerca de 1,3 milhão de casos, 451 mil deles foram detectados em Minas.

Além disso, um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) no último dia 29 apontou que 305 dos 808 municípios analisados no estado estão com risco elevado de transmissão da doença.

Na última terça-feira (5), a SES organizou um Seminário sobre manejo clínico da dengue em Montes Claros (MG). Na ocasião, o superintendente regional de saúde do município, Dhyeime Pereira Marque, alertou para a sobrecarga do sistema de saúde.

“O momento exige a união de esforços entre o Estado e municípios. Os serviços de saúde estão ficando cada vez mais sobrecarregados no atendimento de pacientes e, por esse motivo, a troca de experiências e a atualização dos profissionais constitui medida importante para salvarmos vidas”.

Diante do cenário, a representante da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb), Roseli Gomes, anunciou que a prioridade do governo é conter o aumento do número de mortes.

“Como não temos como prever quando acontecerá a estabilização ou a redução da curva de casos notificados de dengue e de outras arboviroses, precisamos unir esforços para reduzir os óbitos”.

Segundo Roseli, Minas Gerais está cercado por outras regiões com alta incidência de transmissão de doenças causadas pelo Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue), o que desperta preocupação ainda maior do governo.

*Sob supervisão de André Rigue

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.