Livro sobre último engenho de farinha de Taquaras ganha 2ª edição 

Está saindo da fornalha a segunda edição do livro Rodar do Engenho, do fotógrafo Flávio Fernandes, que apresenta com suas imagens a Farinhada, antiga tradição cultural da região das praias agrestes. 

O livro também é composto de textos da pesquisadora Marina Teté e traz muitas informações e curiosidades sobre o engenho de farinha de Taquaras, o último em funcionamento no município de Balneário Camboriú. 

A primeira edição, já esgotada, saiu em 2017, através da LIC – Lei de Incentivo à Cultura/ BC, e a segunda edição veio através do Prêmio Álvaro Antônio da Silva de Incentivo à Publicações de Obras Relacionadas à Memória e ao Patrimônio Histórico Cultural de Balneário Camboriú, lançado em 2023 pela Fundação Cultural da Prefeitura de Balneário Camboriú.

A novidade dessa edição são os cartões postais, com dez imagens selecionadas sobre o fazer artesanal da farinha, um registro importante sobre a história viva da cidade. 

“A cultura da farinha é praticamente desconhecida para grande parte das pessoas que frequentam a cidade” afirma Flávio, que é morador das praias agrestes e acompanha a trajetória do engenho há anos. 

“Através da fotografia pude me transformar em agente de divulgação da existência do engenho da família Alexandre Damásio”. 

O Hotel Negrini, de Balneário Camboriú, foi apoiador nessa edição do projeto, possibilitando a ampliação com os postais. No dia 9 de agosto o livro será lançado oficialmente, apesar dos postais já estarem circulando desde a Festa Raízes de Taquaras, no início de junho, através das mãos de Dona Lala, que hoje, junto do esposo Seu Raul, são as forças motoras que mantêm o engenho em atividade. 

A primeira edição do Rodar do Engenho foi distribuída em diversas cidades de Santa Catarina e também enviada para escolas, espaços de formação, festivais e bibliotecas no Brasil, Argentina, Uruguai e Cuba. 

A publicação desta segunda edição proporciona ainda mais visibilidade para a cultura da farinha e a valorização dos engenhos na história local, compromisso que Flávio tem com os retratados, em uma parceria para manter viva a cultura da farinhada. 

Lançamento 

O lançamento da segunda edição do livro Rodar do Engenho será no dia 9 de agosto, às 19h30, no estúdio Brasil Imagens (Av. Vereador Domingos Fonseca, 720, Estaleiro – em frente ao campinho de futebol). 

Na ocasião haverá a palestra “Farinhada, aspectos culturais e simbólicos” e distribuição dos livros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.