Novo IML, em Santos, contará com posto fixo da Guarda Civil Municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) terá um posto fixo no localRaimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Com previsão de entrar em funcionamento até a implantação da Operação Verão 2023-2024, em meados de dezembro, a nova sede do Instituto Médico Legal (IML) de Santos contará com o suporte da Prefeitura para atuar com total segurança. A Guarda Civil Municipal (GCM) terá um posto fixo no local.

O antigo IML de Santos, que funcionava no Saboó, foi fechado em 2020, em razão de problemas estruturais. Desde então, quem necessita passar por exame de corpo de delito ou liberar o corpo de um familiar precisa acessar o IML de Praia Grande.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Santos nesta quinta-feira (14), durante encontro com representantes da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Juizado da Vara de Execuções Criminais de Santos, no Paço Municipal.

“Vamos prestar todo o apoio institucional para que o IML possa executar seu trabalho da melhor forma possível. A volta desse equipamento é de extrema importância para a Cidade e a região”, disse o chefe do Executivo, após ouvir as demandas em relação à nova sede.

O secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, informou que um guarda municipal sempre estará de plantão no prédio, situado na Rua Bernardo Browne, no Estuário. “Também manteremos rondas constantes (da GCM) naquela região, inclusive com a parada das viaturas no local”.

O reforço na segurança foi um pedido da assistente da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, Monica Bernardi Urias, que está à frente da instalação do IML no Município. “A corporação é uma referência no Estado”, diz sobre a GCM de Santos.

Perita criminal, ela aproveitou a ocasião para conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura, que monitora toda a Cidade por meio de câmeras e um sistema integrado de inteligência. “Para nós, era uma intenção firmar essa ponte com a Prefeitura. De repente, o que está sendo feito aqui pode se tornar o piloto para um programa com outros municípios”.

Defesa da Mulher

Ainda durante a reunião, representantes da OAB/Santos, conforme diretriz adotada pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), se dispuseram a montar uma sala na nova sede do IML para atendimento a mulheres vítimas de violência.

“Já tivemos situação, em antigas unidades, em que o agressor estava no exame de custódia enquanto a vítima esperava para passar por exame de corpo de delito. As novas sedes já são pensadas com total separação, para evitar qualquer tipo de contato”, comentou Mônica Urias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.